Tarifas de Trump: Eduardo Bolsonaro cobra “anistia geral e irrestrita”

A fala acontece após Trump sair em defesa do ex-presidente brasilero Jair Bolsonaro (PL), chamando de “caça às bruxas” o julgamento no STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução / YouTube
Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Eduardo Bolsonaro - Foto: Reprodução / YouTube

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o Brasil vive uma ditadura e exigiu “anistia ampla, geral e irrestrita” aos supostos perseguidos como uma maneira de reverter as tarifas de 50% às exportações brasileiras para os Estados Unidos. O tarifaço foi imposto pelo presidente Donald Trump como uma espécie de punição ao cerco judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado dele.

Eduardo tem chamado o tarifaço de “Tarifa-Moraes”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que relata o inquérito sobre a suposta trama golpista.

A fala do filho de Bolsonaro acontece após o presidente dos Estados Unidos sair em defesa do ex-presidente brasileiro, chamando de “caça às bruxas” o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Segundo Eduardo Bolsonaro, “qualquer tentativa de acordo sem um primeiro passo do regime em direção a uma democracia será interpretado como mais um acordo caracu, pois isso já foi exaustivamente tentado no passado – e os americanos também já conhecem essas histórias”.

“O único fato em favor da liberdade nos últimos anos foi a ação forte de Donald Trump, antes disso foi só censura, prisões e regulamentação das redes sociais – e acordos caracu. Não mais. Lamento, mas não dá para pedir ao Presidente Trump – e nenhuma autoridade internacional minimamente decente – para tratar uma ditadura como se fosse uma democracia. Ou há uma anistia ampla, geral e irrestrita para começar ou bem vindos à ‘Brazuela'”, escreveu Eduardo.

O paralmentar continuou afimando que ao retirar a “Tarifa-Moraes” significaria uma eleição, em 2026, sem oposição, com uma “esquerda eternamente no poder”, pois seria um pleito “mais ditatorial do que a de 2022 e sem sequer aparecer nas urnas”.

O filho 03, afirmou que seu pai, Jair Bolsonaro seria “preso até morrer”, Moraes voltaria, “como sempre, dobrando a perseguição”, as redes sociais teriam mais censura do que a China e “velhinhas seriam presas seguindo o rito “sui generis” de progressão de regime igual ao do Dep. Daniel Silveira”.

Eduardo Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal justamente sobre a sua movimentação nos Estados Unidos. Na terça-feira (8/7), Moraes atendeu a um pedido da corporação por mais prazo para concluir as investigações sobre o parlamentar por obstrução de Justiça. Com isso, o inquérito foi prorrogado por 60 dias.


Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro

  • Trump tem ameaçado o mundo com a imposição de tarifas comerciais, desde o início do mandato, e tem dado atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil.
  • O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxas de 100% aos países-membros do bloco que não se curvarem aos “interesses comerciais dos EUA”.
  • Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Trump ameaça aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras.
  • Nessa quarta-feira (9/7), o líder norte-americano alegou que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA.

A medida de Trump foi divulgada na quarta, por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, o norte-americano voltou a criticar o julgamento de Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.

Trump classifica como “vergonhosa” a forma como o ex-presidente está sendo pela Justiça brasileira tratado e cita as ações contra redes sociais no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?