Tanure reage após ser citado como “cabeça” do Master durante CPI

Fala veio de Vladimir Timerman, fundador da Esh Capital, em depoimento à CPI do Crime Organizado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Linkedin
Nelson Tanure
1 de 1 Nelson Tanure - Foto: Reprodução/Linkedin

O empresário Nelson Tanure respondeu, nesta quarta-feira (18/3), às declarações feitas por Vladimir Timerman, fundador da Esh Capital, durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado. Na oitiva, Timerman afirmou que Tanure seria o “cabeça” do Banco Master e classificou Daniel Vorcaro como “pau-mandado”.

“O senhor Nelson Tanure é uma das cabeças, eu acho que é o mais alto da hierarquia […] O meu sentimento é que [Vorcaro] é uma pessoa que realmente não sabia nem o que estava acontecendo. Foi colocada para ser a cara [do banco], para fazer as conexões políticas”, declarou.

Em resposta, a defesa de Tanure afirmou que o “autor das ilações apresentadas ao Senado Federal nesta quarta-feira (18/03/2026), ostenta diversas condenações no Poder Judiciário”.

O texto ressalta que Timerman já foi condenado por crime de perseguição tendo como vítima o empresário Nelson Tanure.

A nota acrescenta ainda que Timerman acumula condenações judiciais, incluindo decisão por difamação contra o gestor Daniel Alberini, além de sentença que o obrigou a indenizar por divulgar informações falsas a respeito do gestor Renoir Vieira.

Atualmente, Timerman é investigado pelo Ministério Público (MP) por ameaçar outro advogado, e também por ameaçar o ex-presidente da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), além de responder por uma ação civil pública onde o próprio MP o acusa de manipular o mercado de valores mobiliários.

“Basta uma pequena consulta ao seu histórico judicial para entender  a razão pela qual esse indivíduo não desfruta de qualquer credibilidade no mercado”, diz trecho da nota.

A nota afirma que Tanure “tem décadas de experiência profissional no mercado de valores mobiliários e jamais havia sido acusado de qualquer prática supostamente delitiva no contexto das empresas em que é ou foi acionista”.

“O empresário reitera que nunca foi sócio, controlador ou beneficiário, direto ou indireto, do Banco Master, tendo mantido com a instituição  apenas relações comerciais legítimas, como cliente, nos mesmos moldes em que opera com diversas outras instituições financeiras. Nelson Tanure reafirma sua confiança nas instituições e no esclarecimento dos fatos no âmbito das investigações em curso”, conclui o documento enviado pela assessoria de Tanure.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?