metropoles.com

Suspeito sacou arma e “atirou à queima-roupa”, diz amigo de Leandro Lo

Campeão mundial de jiu-jítsu morreu com um tiro na cabeça após briga durante show; PM investigado como autor do crime foi preso

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Leandro Lo foi campeão mundial meio pesado em 2022 e campeão mundial peso leve, em 2012
1 de 1 Leandro Lo foi campeão mundial meio pesado em 2022 e campeão mundial peso leve, em 2012 - Foto: Reprodução/Instagram

Um amigo do campeão de jiu-jítsu Leandro Lo falou sobre o momento em que o atleta foi baleado na cabeça, no domingo (7/8), durante uma briga no Clube Sírio, em São Paulo. O policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, apontado como autor do crime, está preso.

“Quando todo mundo achou que tinha acabado a confusão, ele [o PM] deu quatro passos para trás e voltou. Tirou uma arma da cintura e atirou à queima-roupa, na cabeça”, relatou o amigo.

Um vídeo chocante mostra o desespero de pessoas que tentavam abrir caminho para que as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros conseguissem transportar o lutador, que estava imobilizado em uma maca. Uma mulher chegou a perder o equilíbrio ao tentar ajudar.

Veja vídeo do resgate do lutador:

Em entrevista à GloboNews, o amigo, que preferiu manter o nome em sigilo, lamentou a morte do lutador. “Um dos melhores amigos que eu tinha. Campeão dentro e fora do tatame”, disse.

A briga

Segundo disse o advogado da família de Lo, Ivan Siqueira Junior, o lutador teve uma discussão com o PM. Para acalmar a situação, o atleta imobilizou o homem que, após se afastar, sacou uma arma e atirou uma vez na cabeça do lutador.

Uma testemunha, que não quis ser identificada, relatou que o autor do disparo estava sozinho e provocou Lo e cinco amigos.

“Ele chegou, pegou uma garrafa de bebida da nossa mesa. O Lo apenas o imobilizou para acalmar. Ele deu quatro ou cinco passos e atirou”, narrou.

O atleta foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Arthur Saboya, no Jabaquara, na zona sul de São Paulo, mas não resistiu.

0

Velório

O corpo de Leandro Lo será velado e sepultado nesta segunda-feira (8/8), no Cemitério do Morumby.

No domingo (7/8), a Polícia Civil de São Paulo prendeu Henrique Otávio Oliveira Velozo após a Justiça determinar a prisão temporária do agente, por 30 dias.

Segundo testemunhas, o PM fugiu da cena do crime; desde então, a polícia o procurava. Na tarde de domingo, ele se apresentou à corregedoria da corporação.

Quem era Leandro Lo

Leandro Lo conquistou o Campeonato Mundial de jiu-jítsu em oito ocasiões, por cinco categorias diferentes, além de outros oito títulos no Pan-Americano e no Campeonato Brasileiro. Ele se preparava para uma disputa que ocorreria na próxima sexta-feira (12/8), em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

Lo nasceu no dia 11 de maio de 1989, na zona oeste da capital, e iniciou em seu esporte preferido com 14 anos, sob a tutela do professor Cicero Costha, no Projeto Social Lutando pelo Bem. Foi ali que alcançou a sua faixa preta, mas já competia antes mesmo da especialização.

Ele teve 268 vitórias e, dentre suas 39 derrotas, somente 10 ocorreram por finalização. Na Copa Pódio, manteve a invencibilidade por dois anos, entre 2011 e 2013. Recentemente, o lutador celebrou, nas redes sociais, o aniversário de sua primeira conquista mundial, em 2012, concomitante a mais uma vitória neste ano.

“O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial. Este foi, e eu ainda consigo ser campeão mundial. Essa são as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado a todos que estão sempre comigo, na alegria e na tristeza!”, publicou Lo.

 

Compartilhar notícia