metropoles.com

SUS incorpora novo tratamento para Atrofia Muscular Espinhal tipo II

O medicamento nusinersena já era oferecido a pacientes com AME tipo I, mas entidades seguem advogando pela inclusão dos do tipo III

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metropoles
Coletiva de imprensa no Ministério da Saúde
1 de 1 Coletiva de imprensa no Ministério da Saúde - Foto: Hugo Barreto/Metropoles

O Sistema Único de Saúde (SUS) anunciou nesta segunda-feira (7/6) a incorporação de um novo tratamento para pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo II. Eles terão acesso no sistema público ao medicamento nusinersena (Spinraza®️).

O SUS já oferecia o medicamento para pacientes com o tipo I, a forma mais grave e comum dessa doença rara e incapacitante, que não tem cura. Entidades que representam os pacientes, porém, vêm advogando pela incorporação do tratamento para pacientes com os tipos II e III.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) já havia negado pedidos anteriores, mas, em fevereiro deste ano, reviu parte da posição e liberou o tratamento “com diagnóstico até os 18 meses de idade e conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde”.

A Associação Unidos Pela Cura da AME considerou a liberação “uma vitória parcial”.

“Avançamos sim com certeza e ficamos felizes em ter mais uma gama de portadores recebendo o tratamento, embora o fornecimento para os tipo l pelo SUS estar deixando muito a desejar, agora vamos recomeçar a lutar para contemplar a todos como em dezenas de países pelo mundo a fora”, informou a entidade, em nota.

A Conitec realiza a avaliação das tecnologias em saúde a serem incorporadas, alteradas ou excluídas do SUS levando em consideração aspectos como eficácia, acurácia, efetividade e a segurança, além da avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes e o seu impacto orçamentário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?