SUS comprará arsenal de 700 milhões de itens contra coronavírus

Serão máscaras, luvas, aventais e frascos de álcool em gel. O governo não divulgou quanto gastará. Produtos deverão ter entrega imediata

Igo Estrela/Metrópoles

atualizado 26/03/2020 15:21

O Ministério da Saúde fará nos próximos dias uma compra emergencial (que dispensa licitação) de um verdadeiro arsenal de guerra contra o coronavírus, causador da Covid-19.

Serão máscaras, luvas, aventais e frascos de álcool em gel. Juntos, os itens somam quase 700 milhões de produtos (veja lista completa no fim da reportagem).

As compras são para reforçar os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) para as semanas mais difíceis no combate ao coronavírus. O governo não divulgou quanto gastará.

O prazo para empresas interessadas em participar da compra emergencial encerra às 23h59 desta quinta-feira (26/03).

Serão adquiridos 2 milhões de frascos de álcool em gel, 120 milhões de toucas hospitalares, 200 mil protetores faciais, entre outros itens de proteção individual.

O governo federal comprará também 240 milhões de máscaras, sendo 200 milhões cirúrgicas e 40 milhões do modelo N95 (aquelas azuis).

Para ampliar a possibilidade de empresas participarem do chamamento, o governo se disponibiliza a buscar o produto no local de fabricação. Também há a possibilidade de entregar o material no centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, em São Paulo.

As compras são coordenadas pelo Departamento de Logística em Saúde e pela Divisão de Análise da Contratação de Insumos Estratégicos para Saúde.

Distribuição de testes
O Ministério da Saúde começou a distribuição dos testes de coronavírus. Até a próxima semana, o governo espera ter entregado kits para laboratórios de todas as unidades da Federação.

Serão quase 23 milhões de exames para diagnosticar a doença, sendo 15 milhões para laboratórios e 8 milhões de testes rápidos para serem usados em unidades de saúde.

Veja itens e as quantidades a serem adquiridos pelo governo federal:

– álcool em gel (500 ml) / 1 milhão

– álcool em gel (100 ml) /1 milhão

– touca hospitalar / 120 milhões

– óculos de proteção / 1 milhão

– protetor facial / 200 mil

– máscara cirúrgica / 200 milhões

– máscara N95 / 40 milhões

– avental hospitalar / 120 milhões

– luvas / 200 milhões

– sapatilhas / 1 milhão

Últimas notícias