metropoles.com

STF lança livro e documentário sobre atos golpistas de 8 de janeiro

Documentário “Democracia Inabalada” traz imagens e relatos sobre os atos de vandalismo contra os Três Poderes para que não sejam esquecidos

atualizado

Compartilhar notícia

Manoela Alcântara/Metrópoles
imagem colorida mostra ministros do STF reunidos para lançamento de materiais sobre o 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra ministros do STF reunidos para lançamento de materiais sobre o 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Manoela Alcântara/Metrópoles

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) participaram, nesta quarta-feira (30/8), de lançamento de livro e documentário sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando os edifícios-sede dos Três Poderes da República (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal) foram vandalizados.

O documentário “Democracia Inabalada” recapitula, por meio dos depoimentos de ministros, servidores e colaboradores do STF, a perplexidade diante do ataque sofrido pela Corte e as etapas do esforço de recuperação do prédio em três semanas.

Com imagens inéditas de áreas atacadas, a obra registra ainda a união tanto interna quanto da opinião pública em torno da defesa da democracia.

Já o livro é dividido em oito capítulos que relatam a história do edifício-sede da Suprema Corte, a invasão do prédio histórico, as medidas adotadas para a reconstrução, a restauração das obras de arte destruídas, a campanha #DemocraciaInabalada e a sessão de abertura do Ano Judiciário com o Plenário reconstituído.

A publicação é composta também pelos relatos de ministros, servidores e colaboradores entrevistados para o documentário, além de uma galeria de fotos da destruição e reconstituição dos espaços atingidos pelos vândalos.

A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, abriu a sessão de lançamento com um balanço das ações para responsabilizar os culpados pelos atos.

O documentário estreia no dia 3 de setembro, às 22h, na TV Justiça. O documentário reduzido e o livro estão disponíveis neste link.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?