metropoles.com

STF autoriza silêncio do “homem bomba” Wellington Macedo na CPI do 8/1

Wellington Macedo de Souza foi condenado por planejar explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília antes do Natal

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes sociais
Blogueiro bolsonarista - Metrópoles
1 de 1 Blogueiro bolsonarista - Metrópoles - Foto: Reprodução / Redes sociais

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta quarta-feira (20/9), que o blogueiro Wellington Macedo de Souza, conhecido como “homem bomba dos atos golpistas”, poderá ficar em silêncio durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques de 8 de janeiro. O depoimento dele está marcado para esta quinta-feira (21/9).

Wellington de Souza foi condenado a 6 anos de prisão, em regime inicial fechado, por tentar explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília em dezembro de 2022. O blogueiro acabou preso em 14 de setembro no Paraguai, após uma operação conjunta da Polícia Nacional paraguaia com a Polícia Federal (PF).

A decisão foi motivada por um habeas corpus preventivo protocolado pela defesa do blogueiro no Supremo. Barroso também garantiu que Wellington de Souza poderá ser acompanhado pelo advogado durante a oitiva.

“Diante do exposto, defiro a medida liminar, em parte. O que faço para que a Comissão Parlamentar de Inquérito conceda ao paciente o tratamento próprio à condição de investigado, assegurando-lhe os direitos de: não assinar termo de compromisso na qualidade de testemunha; não responder sobre fatos que impliquem autoincriminação; não serem adotadas quaisquer medidas restritivas de direitos ou privativas de liberdade”, destacou o ministro em sua decisão.

A convocação de Wellington de Souza atende pedido da relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), e dos deputados Rogério Correia (PT-MG), Duarte Jr. (PSB-MA) e Duda Salabert (PDT-MG).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?