metropoles.com

SP: Ministério Público denuncia vereador por homofobia e racismo

Anderson Branco (PL), vereador de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi denunciado à Justiça devido a um post em rede social

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV TEM
Publicação de Anderson Branco (PL), vereador de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que gerou denúncia do MP
1 de 1 Publicação de Anderson Branco (PL), vereador de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que gerou denúncia do MP - Foto: Reprodução/TV TEM

São Paulo – O Ministério Público (MP) denunciou na segunda-feira (28/2) Anderson Branco (PL), vereador de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, por uma publicação racista e homofóbica em rede social.

O político publicou uma ilustração com uma garra preta e com as cores do arco-íris sendo segurada por uma mão branca. O post também continha a frase “na minha família, não”, de acordo com o G1.

“Essa cena publicada pelo denunciado é claramente interpretada como uma mão branca salvadora que protege a família tradicional da ameaça negra e gay”, escreveu o promotor Sérgio Acayaba de Toledo, do Ministério Público.

0

A denúncia continua: “O que evidentemente indica um ataque injusto aos negros e à comunidade LGBTQIA+, caracterizando a discriminação e o preconceito que tipificam o crime de racismo”.

“A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso IV, determina que ‘é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato’, mas essa liberdade não pode se sobrepor aos demais dispositivos constitucionais que asseguram que nossa sociedade seja livre, justa e solidária”, disse o promotor.

Polícia investiga

A Polícia Civil abriu investigação em julho do ano passado quando a Delegacia Seccional de Rio Preto instaurou inquérito para investigar o vereador. O delegado Alexandre Arid indiciou Anderson Branco pelo crime de racismo qualificado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações