metropoles.com

SP: falha em radar afeta voos em Congonhas, Guarulhos e Viracopos

Instabilidade foi em radar comandado pela Aeronáutica; corporação afirma que problema no sistema foi contornado ainda pela manhã

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Em foto colorida movimentação de viajantes vindos do exterior no desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - Metrópoles
1 de 1 Em foto colorida movimentação de viajantes vindos do exterior no desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Um problema no radar operado pela Aeronáutica afetou voos do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/5).

Nas redes sociais, passageiros comentaram a situação: “Bom dia para você que não dormiu para pegar o voo bem cedo saindo do Santos Dumont e acaba de pousar no Galeão. O piloto avisou que o aeroporto de São Paulo está fechado”, disse o jornalista Rene Silva em seu perfil do Twitter.

Em nota ao Metrópoles, a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, afirma que, “devido a um problema no radar da Área de Controle Terminal São Paulo do espaço aéreo na manhã desta quinta-feira (19/05), as operações de pousos e decolagens sofreram atrasos”.

A empresa informou também que o sistema já foi restabelecido, e as operações estão sendo retomadas.

A Infraero, responsável pelo Aeroporto de Congonhas, afirmou que, no momento, o aeroporto encontra-se aberto para pousos e decolagens. Ao todo, 17 voos foram impactados que tinham como destino o local e 4 foram cancelados. Dos que sairiam de Congonhas, 22 ficaram atrasados e 5 foram cancelados.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, a instabilidade nos sistemas de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) foi verificada às 8h15, e que foi o sistema foi restabelecido às 8h42. As causas da instabilidade estão sendo apuradas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações