SP: falha em radar afeta voos em Congonhas, Guarulhos e Viracopos
Instabilidade foi em radar comandado pela Aeronáutica; corporação afirma que problema no sistema foi contornado ainda pela manhã
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo – Um problema no radar operado pela Aeronáutica afetou voos do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/5).
Nas redes sociais, passageiros comentaram a situação: “Bom dia para você que não dormiu para pegar o voo bem cedo saindo do Santos Dumont e acaba de pousar no Galeão. O piloto avisou que o aeroporto de São Paulo está fechado”, disse o jornalista Rene Silva em seu perfil do Twitter.
Em nota ao Metrópoles, a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, afirma que, “devido a um problema no radar da Área de Controle Terminal São Paulo do espaço aéreo na manhã desta quinta-feira (19/05), as operações de pousos e decolagens sofreram atrasos”.
A empresa informou também que o sistema já foi restabelecido, e as operações estão sendo retomadas.
A Infraero, responsável pelo Aeroporto de Congonhas, afirmou que, no momento, o aeroporto encontra-se aberto para pousos e decolagens. Ao todo, 17 voos foram impactados que tinham como destino o local e 4 foram cancelados. Dos que sairiam de Congonhas, 22 ficaram atrasados e 5 foram cancelados.
De acordo com o Comando da Aeronáutica, a instabilidade nos sistemas de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) foi verificada às 8h15, e que foi o sistema foi restabelecido às 8h42. As causas da instabilidade estão sendo apuradas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.