Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Só uma entre 17 usinas contratadas pelo governo está gerando energia

Prazo para início das operações encerrou. A Aneel estima que a contratação em leilão emergencial vai custar R$ 39 bilhões aos consumidores

03/05/2022 07:34
Compartilhar notícia
Marcos Santos/USP Imagens
Energia eletrica

A data prevista em contrato para início das operações das usinas contratadas pelo governo federal no leilão emergencial de energia elétrica, em outubro do ano passado, encerrou, no último domingo (1º/5), e apenas uma entre as 17 entrou em funcionamento.

De acordo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), enviados ao portal G1, as outras 16 usinas estão com o cronograma atrasado.

O edital permite o atraso por até três meses. Com isso, um segundo prazo está em vigor, e as operações agora devem começar até 1º de agosto. Após esse período, se não cumprido o cronograma, o governo poderá rescindir o contrato.

A Aneel estima que as usinas contratadas no leilão vão custar R$ 39 bilhões aos consumidores. O valor será pago até 31 de dezembro de 2025, quando os contratos chegam ao fim.

Urgência e preços altos

O leilão realizado em outubro foi convocado às pressas pelo governo federal e adotou regras simplificadas de contratação. O objetivo, na época, era garantir o fornecimento de energia ao país em caso de uma nova crise hídrica. Por causa da urgência, os preços acordados foram altos.

Foram contratadas 17 usinas: 14 termelétricas movidas a gás natural; 1 térmica a biomassa; e 2 usinas solares fotovoltaicas.

As 14 usinas termelétricas a gás natural foram contratadas por R$ 1.599,57 o megawatt-hora (MWh), em média – preço sete vezes maior que a média de leilões tradicionais.

A térmica a biomassa e as usinas solares foram contratadas no mesmo leilão, a R$ 343,22 o MWh, em média.

A homologação do resultado do leilão chegou a ser suspensa pela Justiça, mas depois a decisão liminar foi derrubada e Aneel confirmou o resultado.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters