metropoles.com

Sindicato critica redução de voos na Azul por falta de tripulantes

Alta de dispensas médicas na empresa chegou a 405% em janeiro e têe sido motivadas, majoritariamente, pela Covid-19 e pela Influenza

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Wikimedia Commons
imagem colorida aviao logootipo empresa aerea azul
1 de 1 imagem colorida aviao logootipo empresa aerea azul - Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A Azul Linhas Aéreas vai cancelar centenas de voos em janeiro pela alta no número de dispensas médicas de tripulantes. A informação foi confirmada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em live nesta sexta-feira (7/1).

De acordo com a companhia, houve aumento de 405% em janeiro nas ausências por dispensa médica da categoria, em relação aos últimos dois meses. A Azul informou também, ao SNA, que o mês é caracterizado por extensa malha aérea.

As dispensas médicas têm sido motivadas, majoritariamente, pela Covid-19 e pela Influenza. Com o menor número de tripulantes, o sindicato afirma que os trabalhadores da categoria foram expostos a “alterações frenéticas de escala”.

“O que a empresa nos disse hoje: ela pretende cancelar centenas de voos em janeiro, na segunda quinzena, em especial, por falta de tripulantes”, afirmou o presidente do sindicato, Ondino Dutra.

O SNA representa trabalhadores do setor aéreo como pilotos e comissários de bordo.

Remarcações 

A alta de casos de influenza e Covid-19 provocou um aumento na contaminação de tripulantes e obrigou a companhia a fazer alterações em voos. Segundo a empresa, alguns voos da companhia precisaram ser remarcados.

“A Azul informa que, por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes — casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves — e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo”, disse a empresa em nota enviada ao Metrópoles.

A Azul, companhia aérea líder no Brasil segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), salientou ainda que, apesar da baixa, mais de 90% das viagens programadas estão sendo cumpridas.

“É importante ressaltar que mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução nº 400 da Anac”, frisou a Azul, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?