Após dias de preocupação, mas também muita esperança, as gêmeas siamesas Valentina e Heloá finalmente receberam alta do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, nesta sexta-feira (3/3). As crianças vão para casa 51 dias após a cirurgia que as separou.
“Olha só como elas estão hoje, bem arrumadinhas, já preparadas pra alta, se alimentando”, mostra o médico das garotas, o doutor Zacharias Calil, nas redes sociais. Na gravação, a mãe das crianças define o momento: “Estou realizada, né, doutor?”.
Ver essa foto no Instagram
As gêmeas
Em 4 de fevereiro, as gêmeas se encontraram pela primeira vez após a cirurgia. No dia seguinte, elas tocaram as mãos e emocionaram a equipe médica do Hecad. “Essa imagem das mãos dadas não tem preço”, disse Zacharias Calil.
As gêmeas siamesas Heloá e Valentina nasceram unidas pelo abdômen, compartilhando parte do tórax, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias. Elas foram separadas no dia 11 de janeiro, em um procedimento cirúrgico complexo de mais de 17 horas de duração.
Segundo o médico responsável pela operação, foi necessário utilizar uma tela no abdômen das garotas devido à falta de pele para o fechamento. Além disso, as gêmeas siamesas tiveram o fígado e o intestino divididos.

Família se mudou para Goiás para facilitar o tratamentoDivulgação

Gêmeas siamesas passaram por expansão de peleDivulgação

Cirurgia de separação de Valentina e Heloá demorou quase 20hFoto: Vivian Duarte