Servidores do Inep vão entregar denúncia de assédio ao Congresso

Associação participará de reunião proposta pelo presidente Danilo Dupas, desde que presencial e aberta a todos os servidores do Instituto

atualizado 12/11/2021 11:55

Ato de servidores do Inep na última quinta-feiraDivulgação

A Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Assinep) afirmou, após reunião nessa quinta-feira (11/11), que entregará ao Congresso Nacional e aos órgãos de controle documento de denúncia contendo os relatos de assédio institucional e assédio moral. Os atos teriam sido sofridos no Inep durante a gestão do presidente da autarquia, Danilo Dupas.

A decisão ocorreu após Dupas negar ter cometido assédio moral em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (10/11). Na ocasião, o presidente do Inep também propôs uma reunião com servidores demissionários do órgão.

A Assinep disse que participaria do encontro proposto por Dupas, desde que fosse presencial e aberta a todos os servidores do Inep, com direito à participação de todos.

“A Assinep manifesta mais uma vez seu apoio e sua solidariedade aos 37 servidores que entregaram seus cargos de coordenação e assessoramento no Inep e referenda a concordância com os termos apontados no Ofício Circular Conjunto Nº1/2021/CGLIC/DGP-INEP no que diz respeito à ‘fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep’”, afirmou, em nota.

A associação também destacou que defende solução estrutural para a instabilidade crônica do órgão, nos termos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 27/21, proposta pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que tramita no Senado Federal e estabelece autonomia ao Instituto.

Dupas esteve em audiência na Câmara e deve participar no Senado também. A Comissão Senado do Futuro aprovou nessa quinta-feira (11/11) requerimento para realização de uma audiência pública com ele.

Na Câmara, Dupas disse que “está tudo certo” com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, após a debandada de dezenas de gestores do Inep. O Enem está previsto para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro.

Veja a nota da Assinep:

Nota Pública dos servidores do Inep by Metropoles on Scribd

Mais lidas
Últimas notícias