metropoles.com

Servidores do Inep vão entregar denúncia de assédio ao Congresso

Associação participará de reunião proposta pelo presidente Danilo Dupas, desde que presencial e aberta a todos os servidores do Instituto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Fotografia colorida de ato de servidores do Inep na última quinta-feira
1 de 1 Fotografia colorida de ato de servidores do Inep na última quinta-feira - Foto: Divulgação

A Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Assinep) afirmou, após reunião nessa quinta-feira (11/11), que entregará ao Congresso Nacional e aos órgãos de controle documento de denúncia contendo os relatos de assédio institucional e assédio moral. Os atos teriam sido sofridos no Inep durante a gestão do presidente da autarquia, Danilo Dupas.

A decisão ocorreu após Dupas negar ter cometido assédio moral em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (10/11). Na ocasião, o presidente do Inep também propôs uma reunião com servidores demissionários do órgão.

A Assinep disse que participaria do encontro proposto por Dupas, desde que fosse presencial e aberta a todos os servidores do Inep, com direito à participação de todos.

“A Assinep manifesta mais uma vez seu apoio e sua solidariedade aos 37 servidores que entregaram seus cargos de coordenação e assessoramento no Inep e referenda a concordância com os termos apontados no Ofício Circular Conjunto Nº1/2021/CGLIC/DGP-INEP no que diz respeito à ‘fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep’”, afirmou, em nota.

A associação também destacou que defende solução estrutural para a instabilidade crônica do órgão, nos termos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 27/21, proposta pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), que tramita no Senado Federal e estabelece autonomia ao Instituto.

Dupas esteve em audiência na Câmara e deve participar no Senado também. A Comissão Senado do Futuro aprovou nessa quinta-feira (11/11) requerimento para realização de uma audiência pública com ele.

Na Câmara, Dupas disse que “está tudo certo” com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, após a debandada de dezenas de gestores do Inep. O Enem está previsto para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro.

Veja a nota da Assinep:

Nota Pública dos servidores do Inep by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?