Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Servidores dizem que Bolsonaro usou PRF de "bandeira publicitária"

Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais diz que categoria foi enganada "com requintes de crueldade"

23/07/2022 19:50
Compartilhar notícia
Aline Massuca/Metrópoles
Bolsonaro ao lado de agentes da PRF e do governador do Rio de Janeiro, Marcelo Castro, em Petrópolis. Ele usa jaqueta preta - Metrópoles

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) afirmou neste sábado (23/7) que o governo de Jair Bolsonaro (PL) usou a PRF como “bandeira publicitária”. A declaração foi dada pelo presidente da federação, Dovercino Neto, na data que se comemora o dia do policial rodoviário federal.

“Mesmo sendo a polícia que mais apreende drogas no mundo, mesmo com 91% de aprovação da sociedade e mesmo alcançando o maior efetivo da nossa história, não temos nada a comemorar. Seguimos sendo a carreira de Estado mais desvalorizada em um governo que nos usou como bandeira publicitária”, disse Neto.

“Acreditamos e lutamos por uma justa reestruturação e fortalecimento da carreira, mas fomos enganados mais uma vez e agora com requintes de crueldade.”

Servidores dizem que Bolsonaro usou PRF de “bandeira publicitária” - destaque galeria
7 imagens
Bolsonaro é cercado por seguranças, jornalistas e apoiadores no centro de Brasília
Presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro conversa com jornalistas em um posto de gasolina de Brasília
Anderson Torres acompanhou Bolsonaro durante conversa com a imprensa
Presidente falou sobre eleições, preço da gasolina e operação no Complexo do Alemão, entre outros assuntos
Presidente afirmou que corte orçamentário pode chegar a R$ 8 bilhões
1 de 7

Presidente afirmou que corte orçamentário pode chegar a R$ 8 bilhões

Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro é cercado por seguranças, jornalistas e apoiadores no centro de Brasília
2 de 7

Bolsonaro é cercado por seguranças, jornalistas e apoiadores no centro de Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
3 de 7

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro conversa com jornalistas em um posto de gasolina de Brasília
4 de 7

Bolsonaro conversa com jornalistas em um posto de gasolina de Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles
Anderson Torres acompanhou Bolsonaro durante conversa com a imprensa
5 de 7

Anderson Torres acompanhou Bolsonaro durante conversa com a imprensa

Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente falou sobre eleições, preço da gasolina e operação no Complexo do Alemão, entre outros assuntos
6 de 7

Presidente falou sobre eleições, preço da gasolina e operação no Complexo do Alemão, entre outros assuntos

Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro em posto de gasolina de Brasília
7 de 7

Bolsonaro em posto de gasolina de Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles

No vídeo, o presidente da federação ainda afirmou que a categoria é a carreira de estado “mais desvalorizada”, e “não tem nada a comemorar”.

Os PRFs se notabilizaram por ser uma das categorias mais próximas e fiéis a Bolsonaro ao longo do mandato. No entanto, a relação ficou estremecida com as constantes negativas do presidente a conceder aumento aos policiais.

“[São] Promessas politicas vazias. Afirmaram que as nossas vozes seriam ouvidas, o nosso trabalho seria reconhecido, e que poderíamos continuar com o orgulho de sempre em sermos PRF’s. Sem nada a comemorar, hoje olhamos para o futuro e continuaremos trabalhando para que, em 2023, aos 95 anos, possamos levantar os nossos braços e celebrar o êxito da nossa luta”, concluiu Neto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FenaPRF (@fenaprf)

O governo federal previu R$ 1,7 bilhão no Orçamento deste ano para a concessão de reajustes a servidores e havia decidido beneficiar apenas PRFs, Policiais Federais e Policiais Penais de presídios federais. Diante da pressão das demais categorias, porém, Bolsonaro chegou a anunciar que daria um reajuste linear de 5% para todos os funcionários públicos federais.

Como a proposta, longe de cobrir a inflação do período sem reajustes, não agradou ninguém, o governo acabou recuando e decidindo não atender ninguém.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters