metropoles.com

Bolsonaro e Guedes cortam gratificações temporárias de servidores federais

Decreto publicado nesta quinta-feira reduz em 5,3% volume de benefícios a serem concedidos no governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro – Guedes
1 de 1 Bolsonaro – Guedes - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, reduziram a quantidade de Gratificações Temporárias das Unidades dos Sistemas Estruturadores da Administração Pública Federal (GSISTE) pagas a servidores.

Em decreto publicado nesta quinta-feira (30/04) no Diário Oficial da União (DOU), Bolsonaro e Guedes cortaram em 5,3% o benefício.

O volume a ser distribuído nos órgãos públicos passou de 4.549 para 4.304 — redução real de 245 gratificações.

O quantitativo máximo de servidores aos quais poderá ser concedida a gratificação temporária em gabinetes de ministros e nas secretarias-executivas dos ministérios também mudou.

O volume de 1.623 não mudou, mas houve uma redistribuição dos benefícios entre as oito categorias de nível superior e médio.

Perderam “vagas” os sistemas de serviços gerais (1), pessoal civil da administração federal (22) e de informações organizacionais do governo federal (7).

Segundo o Ministério da Economia, efetivamente não houve um corte, já que as gratificações já tinha sido reduzidas em abril de 2019 para 4.304.

No decreto editado nesta quinta-feira, o governo revogou a medida do ano passado e alterou a redação de um documento similar, de maio de 2017, editado pelo então presidente Michel Temer (MDB).

A pasta afirma que o decreto “estabelece um novo quantitativo máximo de concessão dessa gratificação para o Sistema de Administração de Recursos de Informação e Informática (SISP) e que o decreto tem o objetivo de contribuir para a transformação digital do governo.

A medida não cria novas gratificações para servidores públicos e também não gera aumento de despesa. A iniciativa reforça o órgão central do SISP, ao qual caberá agora a regulamentação das atividades que devem ser desempenhadas pelos servidores que forem ser designados para a gratificação”, destaca, em nota. 

Ainda de acordo com o ministério, nenhum servidor que recebe atualmente o benefício perderá a gratificação.

O valor máximo da gratificação para cargo de nível superior é de R$ 3.158 O valor da GSISTE é calculado considerando a remuneração do servidor desde que o total não exceda o valor de R$ 12.526,00 (remuneração + gratificação).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?