metropoles.com

Senadores reagem após Bolsonaro chamar jornalista de “quadrúpede”

Daniela Lima, da CNN, vem sendo alvo da militância bolsonarista nas redes sociais. Senadores da CPI se solidarizaram com a profissional

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro
1 de 1 Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em conversa com apoiadores na noite de terça-feira (1º/6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil, de “quadrúpede”.

Apoiadores questionaram o mandatário sobre uma fala, retirada de contexto e editada, proferida pela âncora da CNN 360º.

“’Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim, não’. É uma quadrúpede. Afinal de contas, vocês sabem de quem ela foi eleitora no passado, de outra [quadrúpede] do mesmo gênero”, afirmou Bolsonaro, na interação com apoiadores, no jardim do Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo federal não citou o nome da jornalista.

Nesta quarta-feira (2/6), logo na abertura na reunião da CPI da Covid, senadores se solidarizaram com a jornalista pelos ataques recebidos.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou: “Causa espanto ocorrerem, nesta Comissão, reivindicações de urbanidade e não ter tido, no começo do dia, uma manifestação de solidariedade a quem exerce a imprensa livre, a quem exerce um dos pilares da democracia; a uma mulher, jornalista, que exerce uma das funções centrais em um Estado democrático de direito, que é fiscalizar todos nós. Às vezes, há um sentimento de que há uma espécie de memória seletiva de a quem se solidarizar”.

“Quero, inclusive, me solidarizar com a jornalista Daniela Lima, que foi vítima dessa grosseria desse cidadão que ocupa – espero eu que muito rapidamente – o cargo de presidente da República”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

Entenda

Durante a edição da última quarta-feira (26/5) do programa CNN 360º, a jornalista apresentou os dados sobre a geração de empregos no país – que, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), teve 120.935 vagas de trabalho com carteira assinada em abril.

Apesar de positivo, o índice foi o menor de 2021. A jornalista, então, falou: “Não saia daí, porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”.

Nas redes sociais, porém, o vídeo foi editado. Com o recorte da fala, Daniela Lima aparece dizendo: “Infelizmente, a gente vai falar de notícia boa”. A frase cortada gerou uma onda de ataques à apresentadora.

Diversos colegas saíram em solidariedade à jornalista, que vem sido alvo recorrente da militância bolsonarista nas redes sociais.

A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.

0
0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?