Senado aprova a criação de 200 cargos no STF

Das 200 vagas, 160 serão cargos comissionados e 40 de técnico judiciário para compor o quadro da Polícia Judicial

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
Fachada e arcos do STF
1 de 1 Fachada e arcos do STF - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto

O Senado aprovou, nesta terça-feira (21/10), o Projeto de Lei nº 769/2024, que cria 200 novos cargos no Supremo Tribunal Federal (STF). O placar foi de 36 votos a favor e 18 contrários. A proposta vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O projeto prevê a criação de 160 cargos comissionados e 40 técnicos judiciários para compor o quadro da Polícia Judicial. O relator da proposta, senador Omar Aziz (PSD-AM), expôs que os profissionais deverão garantir a segurança do Supremo, e criticou as forças policiais do Distrito Federal que, segundo ele, “não foram capazes de dar segurança” aos Três Poderes durante os ataques do 8 de janeiro.

A proposta foi alvo de críticas da oposição. O líder do PL, senador Carlos Portinho (PL-RJ), disse que a medida aumenta os gastos do Judiciário. “É um desaforo que o Supremo queira que este Congresso, que ele não respeita, crie cargos”, afirmou.

Omar Aziz rebateu a fala de Portinho. O senador alegou que a criação das 200 vagas já estaria prevista no próprio Orçamento do Judiciário e que o Supremo precisa de reforço na segurança dos ministros que compõem a Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?