Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Secretário pede que polícia prenda petistas no Maranhão no dia do 2° turno

Secretário de Segurança Pública de Barra do Corda, no Maranhão, foi afastado do cargo e será investigado

23/10/2026 02:04
@carlosbrandaoma/ reprodução
Secretário pede que polícia prenda petistas no Maranhão no dia do 2° turno

O secretário de Segurança Pública de Barra do Corda, no Maranhão, o sargento James Mota, foi afastado do cargo nessa quinta-feira (22/10) após vir à tona áudios dele enviados em um grupo de policiais militares em que ele pede a prisão de eleitores do PT.

“Quem é PT é inimigo da polícia, é inimigo da sociedade. Bora pra cima, bora prender”, diz em um dos áudios. “Vamos botar esses petistas no lugar deles. Vamos botar para prender. O primeiro que nós prender na cidade ou no povoado, sai a história, eles vão ficar com medo. Tem a forma de prender legalmente. Vamos prender quem tiver que prender esses vagabundos”, afirma em outro.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (MDB), informou que afastou o secretário do cargo e determinou uma investigação sobre o caso. “Qualquer tentativa de intimidar eleitores ou interferir na liberdade do voto é inaceitável e atenta contra a democracia e as liberdades individuais. Essa posição independe de ideologia política e vale para todos, de QUALQUER LADO”, escreveu nas redes sociais.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O vice-governador Felipe Camarão (PT) disse que a Federação PT, PCdoB e PV apresentou notícia-crime ao Ministério Público Eleitoral contra James Mota.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A Prefeitura de Barra do Corda afirmou que reprova a atitude do sargento e que determinou o afastamento dele do cargo de secretário até o fim das eleições. “A Prefeitura reafirma que todos os eleitores, independentemente do candidato de sua preferência, podem sair de casa com total tranquilidade para votar. O voto é livre, secreto e deve ser respeitado”, disse. Veja a nota completa:

“A Prefeitura Municipal de Barra do Corda, diante da repercussão da divulgação de áudios atribuídos ao Secretário Municipal de Segurança, vem a público esclarecer: A Prefeitura Municipal e o Prefeito Rigo Teles reprovam qualquer manifestação ou ação contrária à democracia, ao livre exercício do voto e à normalidade do processo eleitoral. A Administração Municipal está empenhando todos os esforços para colaborar com a Justiça Eleitoral, com o objetivo de assegurar a todos os cidadãos barracordenses o direito constitucional ao voto, livre e seguro. Como medida imediata, o Prefeito determinou o afastamento do Secretário Municipal de Segurança até o final do pleito eleitoral. A Prefeitura reafirma que todos os eleitores, independentemente do candidato de sua preferência, podem sair de casa com total tranquilidade para votar. O voto é livre, secreto e deve ser respeitado.”

O sargento não foi localizado. O espaço segue aberto para manifestações.