Sebastião Melo (MDB) confirma favoritismo e é reeleito em Porto Alegre
Reeleito prefeito, Sebastião Melo atuou como vereador da capital, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito da cidade

Os eleitores de Porto Alegre (RS) escolheram Sebastião Melo (MDB), de 62 anos, para ser prefeito da cidade pelos próximos quatro anos. O advogado já atuou como vereador da capital gaúcha, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito da cidade e deputado estadual.
À frente nas pesquisas na corrida eleitoral, Melo derrotou a candidata Maria do Rosário (PT) e dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com a veterinária Betina Worm (PL), vice na chapa.
Sebastião Melo teve 61,53% dos votos válidos no segundo turno, contra a petista Maria do Rosário, que chegou a 38,47%.
Este ano, o prefeito sofreu críticas durante as chuvas que devastaram a capital gaúcha, entre abril e maio. As enchentes da maior tragédia do estado afetaram o centro histórico, praças, esculturas, os estádios Beira-Rio, do Internacional, e a Arena Grêmio. O aeroporto de Porto Alegre ficou fechado por meses pois não tinha condições para operar.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasFormado em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Melo, que é natural de Piracanjuba (GO), já assumiu o cargo de conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Eleito em 2020 para prefeito de Porto Alegre com o vice Ricardo Gomes, o político foi vereador nos períodos de 2001 a 2004, 2005 a 2007 e 2009 a 2012. Atuou como vice-prefeito da capital pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), juntamente com o prefeito José Fortunatti, de 2013 a 2016.
Após ocupar diferentes cargos na administração de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, Melo foi eleito deputado estadual em 2018.



