Saúde lança guia com orientações sobre intubação e uso de oxigênio

A pasta informou que os documentos estão disponíveis para hospitais das redes públicas e privadas

atualizado 30/04/2021 19:41

Marcelo Queiroga, ministro da SaúdeIgo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (30/4), um guia com orientações para atendimento de pacientes com Covid-19.

Os documentos contam com recomendações sobre o uso adequado de oxigênio e sobre o procedimento se intubação. O guia foi elaborado sob coordenação de Carlos Roberto de Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP).

“Sabemos que muitos pacientes morrem na intubação. É necessário que se padronize essa conduta”, ressaltou o ministro Marcelo Queiroga.

Em nota, o ministério informou que os documentos estão disponíveis para hospitais das redes públicas e privadas. “Os textos reúnem critérios para orientar quanto à posologia recomendada, mecanismos de controle clínico, acompanhamento e verificação de resultados”, diz o comunicado.

O protocolo também descreve quais são as alternativas em caso se escassez de remédios específicos para intubação.

Fluxograma

O professor Carlos Roberto de Carvalho detalhou que os protocolos têm formato de fluxograma e já estão disponíveis para os profissionais de saúde.

De acordo com Carvalho, os documentos tratam sobre diferentes abordagens de atendimento em pronto-socorros e salas se emergência. Também haverá material disponível em vídeo.

“São tutoriais que orientam e ensinam a equipe a aplicar esses protocolos e realizar esses múltiplos procedimentos”, informou.

Mais lidas
Últimas notícias