Categorias: Saúde

SUS adota remédio para tuberculose que substitui três comprimidos

Um novo medicamento para tratar tuberculose deve chegar à rede pública de saúde brasileira em maio. Trata-se de nova apresentação do medicamento isoniazida, de 300 miligramas (mg), que permitirá a substituição de três comprimidos por apenas um. A expectativa é que a mudança garanta mais conforto aos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas 5 mil caixas do remédio, que correspondem a 2,5 milhões de comprimidos. Para o acompanhamento da implantação da isoniazida 300 mg, será financiada uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os estudos terão apoio de pesquisadores externos nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal, que receberão, inicialmente, o medicamento.

Mais adesão
O ministério espera que também ocorra ampliação da adesão ao tratamento. “Nosso objetivo é garantir o que há de mais inovador no tratamento da doença. Estamos investindo na cura, mas precisamos garantir que o paciente inicie e conclua o tratamento. Com a nova apresentação, vamos facilitar a vida do paciente que precisará tomar apenas um comprimido por dia”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Cavalcante.

Em 2017, foram registrados 69,5 mil novos casos e 13.347 casos de abandono do tratamento de tuberculose. No mesmo ano, o percentual de cura de casos novos foi 73%, sendo que os estados do Acre (84,2%), de São Paulo (81,6%) e do Amapá (81,7%) alcançaram os maiores percentuais de cura.

Para estimular o tratamento da doença, neste sábado (24/3), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o ministério lança a campanha “Tuberculose Tem Cura. Todos juntos contra a tuberculose”. A iniciativa vai ao ar entre os dias 23 e 30 de março e visa a conscientizar as pessoas a procurarem unidades de saúde para o diagnóstico, e os pacientes a realizarem o tratamento completo para atingir a cura.

Agência Brasil

Últimas notícias

Artigo: o futuro da alimentação é vegan?

Com o constante crescimento dos adeptos a essa dieta e o recente aumento dos preços da carne, cabe a reflexão

2 horas passados

Após pesadelo em Fortaleza, Brasília enfrenta a Unifacisa

Partida marca primeiro encontro entre representantes da capital federal e paraibanos na história do NBB

2 horas passados

Veja uma seleção de roupas para presentear a criançada no Natal

Lojas de Brasília e marcas conceituadas no segmento oferecem estilo, qualidade e conforto para o público infantil

2 horas passados

Corinthians x Fluminense: onde assistir, horário e escalações

De olho nas competições internacionais, times se enfrentam neste domingo na Arena Corinthians, em São Paulo

2 horas passados

Cruzeiro x Palmeiras: onde assistir, horários e escalações

Mineiros entrarão em campo de olho na permanência na Série A do Campeonato Brasileiro

2 horas passados

Aprenda a receita dos cupcakes de árvore de Natal

Vale oferecer como uma lembrancinha para os amigos queridos, acompanhada de um recadinho carinhoso

2 horas passados