metropoles.com

Saúde entrega mais 5,7 milhões de vacinas contra Covid-19 a estados

Remessa é destinada para 2ª dose de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos e entre 85 e 89 anos, além de pessoas com comorbidades

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

O Ministério da Saúde começa a distribuir, a partir desta quinta-feira (13/5), mais um lote com 5,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. São 3,7 milhões da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 1,9 milhões da Coronavac, do Instituto Butantan. Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada.

A nova remessa é destinada para segunda dose de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos e entre 85 e 89 anos, povos indígenas, ribeirinhas e quilombolas, e para continuidade do esquema vacinal de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente. As orientações de vacinação e a divisão das doses por estado estão no 17º informe técnico da pasta.

Em relação a gestantes e puérperas, o Ministério da Saúde ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com os imunizantes do Butantan ou da Pfizer/BioNTech.

Anexo Décimo Sétimo Informe Técnico by Juliana Barbosa on Scribd

Entrega de vacinas

A estratégia de distribuição das doses é revisada semanalmente em reuniões entre governo federal e representantes das secretarias estaduais e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.

O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz.

O Ministério da Saúde reforça que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, assegurando a proteção adequada contra a doença.

Mais de 80 milhões de doses distribuídas

O Ministério da Saúde está coordenando a 19ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada em 18 de janeiro. Até o momento, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todas as unidades federativas aproximadamente 82 milhões de doses de imunizantes.

Até o dia 12 de maio, mais de 48 milhões de vacinas foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?