metropoles.com

Ministério confirma doação de remédios a Cuba e outros 11 países

Em março, a pasta enviou 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina a Cuba. Outra doação é preparada, do antiviral tenofovir alafenamida

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
fachada ministério da saúde - Metrópoles
1 de 1 fachada ministério da saúde - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde doou 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina a Cuba em março deste ano. Os medicamentos fazem parte de uma lista de itens da pasta com validade até o fim de julho.

Os dados foram revelados pela Folha de S.Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação e confirmada pelo Metrópoles. Uma nova doação de 100.020 comprimidos do antiviral tenofovir alafenamida é preparada pelo ministério.

As doações foram aprovadas após troca de correspondências entre o Itamaraty e a embaixada do Brasil em Havana. Em nota, a pasta justificou o envio: “Doações humanitárias brasileiras são realizadas em resposta a solicitação do governo de um país, após análise técnica que assegure não se afetar o abastecimento nacional no âmbito do SUS”.

O ministério citou, ainda, outros países que receberam doações humanitárias de insumos de saúde em 2023: Cabo Verde, Chile, Dominica, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Palestina, Paraguai, Sri Lanka, Suriname e Trinidad & Tobago.

“No caso de Cuba, o governo daquele país solicitou ao Brasil doação de doxiciclina e confirmou interesse em receber tenofovir alafetamina, que estava disponível para doação humanitária internacional nos estoques do SUS”, explicou o ministério.

O transporte aéreo foi realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e os medicamentos chegaram a Cuba em 28 de março.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações