Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Paulo Cappelli

Cobiçado por Lira, Ministério da Saúde lidera gastos sem licitação

Nos seis primeiros meses do governo Lula, Ministério da Saúde, cobiçado pelo deputado Arthur Lira, passou a liderar gastos sem licitação

Compartilhar notícia
José Cruz/ Agência Brasil
Arthur Lira e Lula

Os ministérios da Saúde e da Defesa são os campeões em gastos sem licitação no governo Lula. A Saúde, cujo comando é pleiteado por Arthur Lira, passou a ocupar o primeiro lugar nos últimos seis meses, representando metade das despesas na modalidade em toda a administração federal. Em 2022, ainda na gestão Bolsonaro, a Defesa foi a campeã dos gastos sem licitação. 

No Lula 3, a Saúde é responsável por cerca de 50,5% de todos os gastos sem licitação até o momento. A pasta já gastou R$ 4,3 bilhões nas modalidades dispensa e inexigibilidade de licitação, mais da metade do que foi licitado pela Saúde até o momento: R$ 6,5 bi. Juntando todos os ministérios, o governo gastou R$ 8,5 bi sem licitação até o momento.

Ainda em 2022, a Saúde registrou R$ R$ 10,9 bi em gastos sem licitação. O valor representou 56% do total de recursos licitados pelo órgão, que chegou a R$ 19,4 bi.

Já a Defesa aparece no segundo lugar em despesas sem licitação no governo Lula, com R$ 2 bi gastos até junho.

Receba no seu email as notícias da coluna Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters