metropoles.com

Índia diz que é cedo para exportar vacinas e pode atrasar doses para o Brasil

Declaração foi feita no mesmo dia em que o Brasil prepara um avião fretado para buscar as doses do imunizante no país asiático

atualizado

Compartilhar notícia

Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images
ampola da vacina de oxford
1 de 1 ampola da vacina de oxford - Foto: Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images

Com a partida do voo da Azul que vai buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford em Mumbai, na Índia, marcada para esta sexta-feira (15/1), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país asiático, Anurag Srivastava, afirmou que ainda “é muito cedo para dar uma resposta específica” sobre a exportação do imunizante contra a Covid-19 para outras nações.

De acordo com Srivastava, a entrega das doses pode atrasar alguns dias devido a “problemas de logística”. O porta-voz informou que o país está no início da campanha de imunização nacional contra a Covid-19 e, portanto, a prioridade é vacinar a população. A entrevista foi publicada no jornal Times of India na quinta-feira (14/1).

O porta-voz, no entanto, não deixou claro se esse possível atraso afeta também a aquisição das 2 milhões de doses do imunizante já anunciada pelo Itamaraty.

No último dia 5, o governo brasileiro confirmou a compra de 2 milhões de doses da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com a empresa Aztrazeneca. O imunizante é produzido no Instituto Serum, na Índia.

Após a Azul anunciar a partida do voo rumo à Índia para a tarde de quinta-feira (14/1), a companhia aérea informou que o processo foi adiado. A aeronave, que decolaria de Recife com destino a Mumbai, deve realizar o trajeto nesta sexta-feira.

De acordo com a empresa, a alteração ocorreu devido a questões logísticas internacionais. A carga é estimada em 15 toneladas.

“Serão 15 horas de voo, sem escalas, em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. O voo deve chegar ao Brasil no dia 16, pousando no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 15h”, informou anteriormente a Azul, na quarta-feira (13/1).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?