Bolsonaro discute uso da cloroquina com Teich e presidente do CFM

Responsável pela entidade fará uma apresentação sobre estudos do medicamento para tratar da Covid-19

atualizado 23/04/2020 10:08

Nelson Teich toma posseRafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Nelson Teich, se reúnem com o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz Britto Ribeiro, nesta quinta-feira (23/4), no Palácio do Planalto, para debater o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Na chegada ao Planalto, antes de seguir para a reunião, Britto Ribeiro disse que daria a posição do CFM sobre o uso da cloroquina durante o encontro e não antecipou a posição do conselho sobre a prescrição do medicamento.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, Britto Ribeiro fará uma apresentação sobre estudos feitos com o medicamento. Em entrevista ao veículo paulista no dia 13, o presidente do CFM disse que a entidade ainda iria se posicionar oficialmente sobre o tema — o que não ocorreu até o momento.

O uso da cloroquina é defendido por Bolsonaro desde que estudos preliminares apontaram resultados promissores em outros países e após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, passar a defender publicamente o uso do medicamento.

Os ministros da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos e da Casa Civil, Braga Netto também estão escalados para a reunião. O líder do governo na Câmara dos Deputados, Vitor Hugo (PSL-GO) e dois parlamentares do PP, que também são médicos: Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e Hiran Gonçalves (PP-RR) devem acompanhar a apresentação.

Últimas notícias