Backer: Vigilância interdita fornecedora de monoetilenoglicol

Cervejaria diz que só comprava essa substância da Imperquímica, e não o dietilenoglicol. A polícia apura se houve alguma adulteração

Polícia Civil Minas GeraisPolícia Civil Minas Gerais

atualizado 17/01/2020 18:23

A Vigilância Sanitária de Contagem (MG) interditou nesta sexta-feira (17/01/2020) a fornecedora Imperquímica, que vendia produtos químicos para a cervejaria Backer, cujos produtos são suspeitos de causar intoxicação em pelo menos 19 pacientes. A Imperquímica foi alvo de operação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na última quinta-feira (16/01/2020).

Da fornecedora, a Backer alega só comprar monoetilenoglicol, uma das duas substâncias tóxicas encontradas nas cervejas da marca. A PC apura se pode ter havido adulteração que explique também a presença de dietilenoglicol nos exames.

Segundo a Vigilância, a Imperquímica não tinha alvará para vender monoetilenoglicol fracionado. Ao G1, o advogado da empresa disse que eles vão regularizar a situação e que espera que a fornecedora possa reabrir em breve.

Ambas as substâncias são usadas no processo de resfriamento da cerveja, como anticongelante. A Backer garante que só utiliza o monoetilenoglicol. A substância foi encontrada não só no tanque de fermentação, mas também na água.

Além da ação da Vigilância, também está em andamento um processo do Conselho Regional de Química do Estado de Minas Gerais para investigar se a distribuidora está plenamente dentro dos parâmetros legais.

Backer
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas, quatro óbitos por intoxicação exógena foram registrados, dos quais três ainda estão sob investigação para saber se há relação com as substâncias tóxicas. Em amostras de sangue de quatro dos 19 pacientes já foi identificado o dietilenoglicol.

Foi determinado o recolhimento de todos os produtos e a interdição temporária da Backer. Laudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontou contaminação da água utilizada em parte do processo de produção das cervejas da marca.

Últimas notícias