São Paulo vacinará uma cidade inteira para testar efetividade da Coronavac

Toda a população adulta de Serrana (SP) será vacinada. Segundo a Prefeitura, as doses chegarão na quarta-feira (10/2)

atualizado 08/02/2021 12:21

Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16Fábio Vieira/Especial Metrópoles

São Paulo – O governo do estado de São Paulo planeja vacinar toda a população adulta da cidade de Serrana (a 279 km de São Paulo, capital, na região de Ribeirão Preto). A cidade foi escolhida para um teste de efetividade da Coronavac.

“A partir de quarta-feira (10/2), será feito um cadastro dos moradores, que serão previamente orientados sobre qual região pertencem. São quatro semanas para aplicação da primeira dose e quatro para a segunda. A expectativa é de que em dois meses [até o fim de março] a vacinação seja concluída”, afirmou a prefeitura de Serrana, após um pronunciamento ao vivo dos gestores da cidade pelas redes sociais, no sábado (6/2).

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, participou da live da prefeitura de Serrana.

“A gente vai acompanhar a evolução da epidemia. Tem aspectos técnicos que vão permitir fazer cálculos, fazer projeções, que vão calcular se a vacina é eficaz em diminuir a transmissão ou não, qual a porcentagem”.

Entre os pesquisadores da área, existe uma diferença entre medir eficácia e efetividade de uma vacina. Eficácia demonstra o quanto uma vacina protege pessoas num ambiente controlado —a conhecida fase três dos testes com imunizantes. A eficácia global da Coronavac nos testes feitos no Brasil foi de 50,38%.

Já a efetividade se refere em como a vacina funciona no mundo real, aplicada em massa. O teste em Serrana busca medir a efetividade da Coronavac.

Serrana

Serrana foi escolhida em dezembro de 2020 para este teste. De acordo com Marcos Borges, coordenador do programa do Instituto Butantan, em declarações naquele mês, o município chamou a atenção por ter um dos índices mais altos de casos ativos do estado de São Paulo (cerca de 10%).

0

A Prefeitura de Serrana diz que fará um cadastro dos moradores, os dividindo por regiões do município. Os moradores deverão estar atentos às redes sociais da prefeitura para saber as datas de vacinação de cada região.

As informações também serão divulgadas por meios de comunicação tradicionais. A Secretaria Municipal de Saúde vai utilizar oito escolas para a aplicação das doses, uma em cada área do estudo.

Últimas notícias