Saiba quem pode se vacinar neste sábado (8/1) em SP, RJ, GO e SC

Capitais de todo o país aguardam a chegada das primeiras doses pediátricas para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Tomaz Silva/Agência Brasil
Fotografia colorida de vacinação contra gripe Influenza
1 de 1 Fotografia colorida de vacinação contra gripe Influenza - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Autoridades sanitárias de todo país organizam o início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Algumas capitais, como Rio de JaneiroSão Paulo, Belo Horizonte e Campo Grande, já definiram os primeiros critérios para a nova fase da campanha.

A movimentação ocorre após o Ministério da Saúde autorizar a imunização desse público. O primeiro lote de vacinas deve chegar ao país em 13 de janeiro. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte. Se o cronograma for cumprido, a vacinação poderá começar no dia 14 deste mês.

A reversão das tendências de queda ocorreu com a retomada dos registros por estados e pelo DF de casos e mortes no sistema do Ministério da Saúde e pelo avanço da variante Ômicron.

Já a média móvel de casos diários está em 28.203 novos infectados ao dia, uma redução de 30,8% em comparação com a de 14 dias atrás. No entanto, o número de casos registrados nas últimas 24 horas é de 63.292 – o maior desde o dia 17 de dezembro de 2021, quando foram identificados 69.826 novos casos.

Veja onde se imunizar contra a Covid neste sábado (8/1) em algumas capitais brasileiras:

São Paulo

Quem recebeu a primeira dose de vacinas ainda não disponíveis no Brasil pode completar o esquema vacinal na cidade de São Paulo. A capital definiu critérios para aplicação de imunizantes, na segunda dose, com tecnologia semelhante.

Quem foi imunizado com a Moderna completa com Pfizer, com tecnologia de RNA mensageiro, após 28 dias. Já quem recebeu a vacina Sputnik V, que usa a plataforma de vetor viral recombinante, pode ser inoculado com a segunda dose da AstraZeneca, 21 dias após.

Já quem foi vacinado com o imunizante da Sinopharm, que utiliza vírus inativado, completa com Coronavac 21 dias após. Imunossuprimidos graves podem receber a segunda dose de reforço, pelo menos quatro meses depois da primeira dose adicional.

Para a população geral, o intervalo da dose extra também é de, no mínimo, quatro meses. Quem foi inoculado com Janssen se torna elegível para receber o reforço de Pfizer dois meses depois.

A cidade continua a aplicar a primeira dose em maiores de 12 anos. Para a segunda dose, o intervalo é de 15 dias para quem recebeu Coronavac. No caso da AstraZeneca, são oito semanas. Quem foi inoculado com Pfizer precisa aguardar 21 dias.

É possível se vacinar nos postos de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas à imunização contra a Covid, das 7h às 19h. Os drive-thrus, megapostos e farmácias também aplicam a vacina, das 8h às 17h. Os endereços podem ser acessados na página da prefeitura.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, viajantes podem antecipar a aplicação da dose de reforço. É necessário ter o intervalo mínimo de três meses da segunda dose. As unidades de Atenção Primária da cidade oferecem orientação sobre o tema.

Neste sábado, é possível receber a dose de reforço desde que sejam quatro meses completos desde a última dose. Maiores de 12 anos podem ser inoculados com a primeira dose.

Para a segunda aplicação, os intervalos são de doze semanas para a Astrazeneca, 28 dias para a Coronavac e 21 dias para a Pfizer.

Os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde: UPAs, hospitais, centros de emergência regional, centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II e III. Veja locais e horários de vacinação.

Goiás

A vacinação em Goiânia ocorre apenas na van da VacinAção neste sábado. Os postos tradicionais retornam ao horário de funcionamento usual na próxima segunda-feira (10/1).

A ação VacinAção Doses de Esperança passará pela região Campinas no Parque Vaca Brava e na região sudoeste na Feira do Setor Novo Horizonte. Não é necessário agendamento.

Maiores de 12 anos podem se imunizar com a primeira dose. A segunda dose é inoculada de acordo com os intervalos específicos de cada laboratório.

Maiores de 18 anos com quatro meses completos de intervalo da última dose podem receber o reforço. Veja horários de funcionamento e locais de vacinação na cidade.

Santa Catarina

Em Florianópolis, é possível receber a primeira dose nos postos de vacinação para pessoas com 12 anos ou mais. É importante ficar atento ao prazo definido para segunda dose para completar o esquema vacinal.

Não haverá vacinação neste domingo (91/). Os postos funcionam de 9h às 16h no sábado. Estão elegíveis para dose de reforço maiores de 18 anos com quatro meses completos da segunda dose.

Veja locais de vacinação na cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?