Saiba como se preparar para a prova de redação do Enem

Escreva bastante, fique atento às citações, estude sobre assuntos variados e acompanhe o noticiário atual

atualizado 03/05/2022 17:07

lápis laranja com marcas de mordidaPixabay

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é motivo de grande apreensão dos alunos, uma vez que ela não pode ser zerada e tem um peso considerável na avaliação final do candidato.

A prova de redação deve ser encarada igual às demais disciplinas, com muito estudo e prática. No Enem 2021, por exemplo, dos 2,1 milhões de candidatos inscritos, apenas 22 conseguiram nota 1000 na produção escrita.

O professor de redação Hudson Araújo, do EstudoPlay, separou algumas dicas para os alunos que irão fazer o exame este ano.

O estudante será guiado por uma frase-tema na redação do Enem, muitas vezes derivada de um problema que afeta a sociedade brasileira. O texto deve ter no máximo 30 linhas e deve ser escrito na forma de dissertação argumentativa.

“O Enem exige o uso de um repertório sociocultural para legitimar os argumentos. Esse repertório do aluno é bem amplo e abrangente, o Enem permite muita coisa. As citações são uma das formas de legitimar o argumento, ou seja, o aluno não conhece muito o tema ou não é especialista no tema e as citações servem para que ele se apoie em autoridades no assunto.”, explica o professor de redação.

O docente destaca que as citações não precisam ser necessariamente de alguém que seja especialista no assunto, o estudante pode citar também livros ou filmes que estejam relacionados com o tema da redação.

“A dissertação tem sim uma estrutura própria. Você tem que introduzir o texto, lançando uma tese; você tem que argumentar em defesa dessa tese e depois você vai solucionar o problema.” acrescenta o professor do EstudoPlay.

Confira mais dicas para a redação do Enem:


Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias