Saiba como se inscrever na xepa da vacina contra a Covid em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo liberou nesta sexta-feira (18/6) o cadastro para grupos prioritários na xepa da vacina contra a Covid-19

atualizado 18/06/2021 15:06

Vacinação de professores no GuaráHugo Barreto/Metrópoles

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo abriu nesta sexta-feira (18/6) o cadastro para a xepa da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos sem comorbidades. A gestão municipal prevê o uso de doses remanescentes com objetivo de evitar o desperdício de imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para fazer a inscrição, é necessário comparecer à unidade mais próxima de sua casa (clique aqui e confira) e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e um contato telefônico. Todo o processo é rápido.

A reportagem do Metrópoles visitou uma unidade na manhã desta sexta e registrou pouca fila para o cadastramento.

Ao final do expediente, um funcionário do posto ligará para o usuário avisando que ele está apto para ser vacinado. É preciso ir ao local com o comprovante de endereço e documento de identificação.

Em uma eventual ausência, a unidade entrará em contato no dia seguinte para informar sobre a vacinação da xepa. Segundo a prefeitura, nem sempre há sobra de doses da vacina nas UBSs. Se houver frasco de vacina aberto ao final do dia, ela deve ser aplicada nos grupos elegíveis.

“Nenhum equipamento de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes”, afirma, em nota, a prefeitura.

De acordo com a administração municipal, a vacina poderá ser aplicada nestes grupos, seguindo a ordem de prioridade:

  • Lactantes sem comorbidades (até 2 anos de amamentação), acima de 18 anos;
  • Acadêmicos em Saúde em estágio, independentemente do período de formação;
  • Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independentemente do período de formação;
  • Pessoas com mais de 18 anos de idade.

Para conferir a movimentação nos postos de vacinação, é válido consultar o site De Olho na Fila. O portal informa se há fila pequena, média grande ou se não há fila alguma no local escolhido.

 

Últimas notícias