Saiba como emitir certificado de vacinação da Covid em três idiomas

Plataforma do governo federal está disponível nas versões de aplicativo para celular e para uso no navegador

atualizado 24/08/2021 8:39

VacinaRafaela Felicciano/Metrópoles

Brasileiros que tomaram a vacina completa contra a Covid-19 podem emitir um certificado de imunização por meio do site ConecteSUS.

A plataforma do governo federal está disponível nas versões de aplicativo para celular e para uso no navegador, e emite certificados e informações do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas interessadas em viajar para outros países que exigem comprovante de vacinação contra a Covid-19 podem retirar o documento por meio da plataforma.

O certificado se encontra nos idiomas português, inglês e espanhol. O documento mostra as informações da primeira e da segunda dose de vacinas contra a Covid, como o laboratório fabricante, a data de aplicação e a Unidade Básica de Saúde onde o fármaco foi administrado.

Além das informações sobre a vacina, o ConecteSUS reúne todos os registros de testes de Covid realizados pelo paciente. O resultado, data e local de realização dos exames também ficam disponível na plataforma.

Atualmente, a página mostra apenas informações sobre testes e vacinas contra a Covid-19. No entanto, a plataforma diz que, “gradativamente, serão disponibilizadas as demais vacinas oferecidas pelo SUS”.

Como acessar?

Para ter acesso aos certificados de vacinação, basta acessar o site ConecteSUS Paciente, ou baixar o aplicativo ConecteSUS — disponível para Android e IOS.

Caso o paciente não tenha cadastro na plataforma do governo federal, é preciso realizar registro com informações pessoais.

0

Depois, basta fazer login no ConecteSUS com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. As informações sobre vacinas tomadas ficam na aba “Histórico” do site.

Ao clicar na opção “Vacinas”, o paciente terá acesso às informações sobre as doses de imunizantes contra a Covid tomadas. Nesta página, é o usuário deve clicar no botão “Certificado de Vacinação” para emitir o documento em PDF.

Mais lidas
Últimas notícias