Safra de grãos deve atingir 344 milhões de toneladas em 2026, diz IBGE
Estimativa de fevereiro indica leve alta frente ao levantamento anterior, mas produção total ainda deve ficar abaixo da registrada em 2025
atualizado
Compartilhar notícia

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 344,1 milhões de toneladas em 2026, segundo estimativa divulgada nesta sexta-feira (13/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O volume representa um aumento de 0,4% em relação à estimativa de janeiro, o equivalente a 1,4 milhão de toneladas a mais. Ainda assim, a produção prevista permanece 0,6% abaixo do resultado de 2025, quando a safra alcançou 346,1 milhões de toneladas.
Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que acompanha mensalmente a evolução das lavouras no país.
A área total a ser colhida foi estimada em 82,9 milhões de hectares, crescimento de 1,6% na comparação com o ano anterior. Em relação ao levantamento de janeiro, a área aumentou 0,3%.
Entre as culturas, soja, milho e arroz continuam concentrando a maior parte da produção agrícola brasileira. Juntos, esses três produtos representam 92,8% da produção estimada e 87,5% da área a ser colhida no país.
A soja deve liderar novamente a safra, com previsão de 173,3 milhões de toneladas, volume 4,3% maior que o registrado em 2025 e recorde na série histórica do IBGE.
Já o milho deve alcançar 134,3 milhões de toneladas, queda de 5,3% na comparação anual. A produção da primeira safra deve crescer 12,2%, enquanto a segunda safra, responsável pela maior parte do cereal, apresenta previsão de recuo de 9,1%.
A produção de arroz foi estimada em 11,6 milhões de toneladas, com queda de 8% frente ao ano anterior. O levantamento também aponta retrações na produção de algodão, sorgo e feijão.
Centro-Oeste lidera produção
Entre as regiões do país, o Centro-Oeste deve continuar concentrando a maior parte da produção de grãos, com estimativa de 167,9 milhões de toneladas, o equivalente a 48,8% da safra nacional.
Na sequência aparecem as regiões Sul, com 95,2 milhões de toneladas (27,7%), Sudeste, com 30,5 milhões (8,9%), Nordeste, com 28,9 milhões (8,4%), e Norte, com 21,5 milhões de toneladas (6,2%).
Entre os estados, Mato Grosso segue como o maior produtor de grãos do país, com participação de 30,2% na produção nacional, seguido por Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Juntos, esses estados respondem por quase 80% da produção agrícola brasileira.
