Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Ruas é declarado governador eleito no Rio após TRE retotalizar votos

Vitória foi confirmada após retotalização neste sábado (10/10). Candidato do PL atingiu 50,88% dos votos válidos e evitou 2º turno com Paes

10/10/2026 15:11, atualizado 10/10/2026 15:16
Reprodução
douglas ruas e flavio bolsonaro

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Douglas Ruas (PL), foi declarado, neste sábado (10/10), governador eleito pelo estado no primeiro turno após a Justiça Eleitoral anular os votos de Anthony Garotinho (Republicanos). O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) refez a totalização da disputa nesta tarde.

Com a nova conta, Ruas ultrapassou os 50% dos votos válidos necessários para vencer e enterrou a possibilidade de um segundo turno contra Eduardo Paes (PSD), que estava marcado para 25 de outubro.

No resultado divulgado logo após a eleição de domingo (4/10), Ruas havia terminado na liderança, com 49,27%, contra 42,76% de Paes. Garotinho ficou em terceiro, com 3,17%, ou 274.411 votos. Agora, Ruas alcançou 50,88% contRa 44,16% do ex-prefeito do Rio de Janeiro.

A vitória de Ruas confirmou uma virada que surpreendeu nas urnas. Paes apareceu à frente durante boa parte da campanha e entrou na disputa como favorito, enquanto o candidato do PL tentava reduzir a distância nas pesquisas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Ruas cresceu nas últimas semanas, utilizando a imagem da família Bolsonaro e chegou à reta final mais próximo do ex-prefeito. No domingo, porém, foi além e terminou a votação em primeiro lugar, abrindo vantagem sobre Paes.

A definição da corrida ao Palácio Guanabara estava pendente do caso Garotinho. O ex-governador concorreu no domingo, com os votos contabilizados e condicionados a serem validados por decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na última quinta-feira (8/10), os ministros do TSE decidiram por anular a candidatura de Anthony Garotinho, desconsiderar os votos recebidos por ele no domingo e mandaram a Justiça Eleitoral do Rio refazer a apuração.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) retirou, em cerimônia na tarde deste sábado, os votos de Garotinho da conta e refez o resultado. Ruas alcançou a maioria absoluta e foi proclamado eleito sem a necessidade de segundo turno.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Aos 37 anos, Douglas Ruas será o governador mais jovem do Rio de Janeiro desde a redemocratização. O posto pertencia justamente a Anthony Garotinho, que assumiu o Palácio Guanabara em 1999, aos 38 anos. A vice-governadora eleita é a vereadora de Niterói Fernanda Louback (PL), de 46 anos. Eles serão empossados em 6 de janeiro de 2027.

De azarão a governador eleito

A eleição encerra uma campanha na qual Douglas Ruas começou atrás de Eduardo Paes e ganhou espaço ao longo do primeiro turno.

Paes, ex-prefeito do Rio, disputava o governo estadual pela terceira vez e recebeu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante boa parte da corrida, apareceu à frente das pesquisas.

Desconhecido, Ruas entrou na disputa após uma articulação liderada por Flávio Bolsonaro (PL) e buscou associar sua candidatura ao bolsonarismo. Ao mesmo tempo, tentou se afastar do desgaste do antigo governo de Cláudio Castro (PL), do qual participou como secretário das Cidades.

A campanha também foi marcada por ataques entre os dois principais candidatos.

Paes explorou a passagem de Ruas pelo governo Castro e sua proximidade política com Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Alerj, preso pela Polícia Federal em uma investigação sobre a relação de políticos com o Comando Vermelho.

Ruas tentou desgastar Paes com episódios da trajetória do ex-prefeito, a relação dele com aliados políticos e a decisão de deixar a Prefeitura do Rio antes do fim do mandato para disputar o governo.

Ruas é declarado governador eleito no Rio após TRE retotalizar votos - destaque galeria
5 imagens
Douglas Ruas e Flávio Bolsonaro
Douglas Ruas (PL-RJ) é deputado estadual pelo Rio e foi eleito governador do estado
Presidente da Alerj, Douglas Ruas e o pai, prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson
A candidata do PL a vice-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Louback
O candidato do PL ao governo do Rio de Janeiro, Douglas Ruas, e a candidata a vice, Fernanda Louback
1 de 5

O candidato do PL ao governo do Rio de Janeiro, Douglas Ruas, e a candidata a vice, Fernanda Louback

Douglas Ruas e Flávio Bolsonaro
2 de 5

Douglas Ruas e Flávio Bolsonaro

Divulgação
Douglas Ruas (PL-RJ) é deputado estadual pelo Rio e foi eleito governador do estado
3 de 5

Douglas Ruas (PL-RJ) é deputado estadual pelo Rio e foi eleito governador do estado

Thiago Lontra/Alerj
Presidente da Alerj, Douglas Ruas e o pai, prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson
4 de 5

Presidente da Alerj, Douglas Ruas e o pai, prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson

Reprodução
A candidata do PL a vice-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Louback
5 de 5

A candidata do PL a vice-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Louback

Fernando Frazão/Agência Brasil

O deputado estadual também dedicou parte da campanha a agendas com Flávio Bolsonaro e, repetidamente, fez associações entre sua candidatura e a família Bolsonaro. Flávio se empenhou diretamente na campanha do aliado. Os esforços surtiram efeito, e Douglas Ruas começou a crescer nos levantamentos.

Ruas chegou à eleição após uma ascensão rápida na política fluminense. Nascido em São Gonçalo, é filho do prefeito da cidade, Capitão Nelson (PL), formado em direito e concursado da Polícia Civil.

Foi eleito deputado estadual em 2022, deixou temporariamente o mandato para comandar a Secretaria das Cidades e assumiu neste ano a presidência da Alerj após a saída de Rodrigo Bacellar.

Sem governador titular

Ruas assumirá o comando de um estado que passou boa parte do ano sem governador titular. Desde março, o Rio é comandado interinamente pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro.

A chegada de um integrante do Judiciário ao Palácio Guanabara ocorreu após uma sequência de mudanças na linha sucessória, com a saída do vice-governador Thiago Pampolha, a renúncia de Cláudio Castro e a vacância temporária da presidência da Alerj.

Para retomar o comando do estado e impulsionar a candidatura de Ruas, o PL tentou levar o deputado ao governo interino ao elegê-lo presidente da Alerj, mas a estratégia esbarrou em decisões judiciais. Mesmo depois de assumir o comando da Casa, o deputado não conseguiu substituir Ricardo Couto no Executivo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a iniciar o julgamento sobre a sucessão e discutiu se o Rio deveria realizar uma eleição direta ou indireta para escolher quem completaria o mandato. A análise foi interrompida por um pedido de vista do ministro Flávio Dino, e Couto permaneceu no cargo.