metropoles.com

Rolls-Royce deixa prédio do Planalto para manutenção de 30 dias

Automóvel de 1952 fica exposto no piso térreo da Presidência e é usado durante as posses presidenciais e no desfile de 7 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Mayara Oliveira/Metrópoles
rolls royce no planalto
1 de 1 rolls royce no planalto - Foto: Mayara Oliveira/Metrópoles

O carro oficial da Presidência da República, um Rolls-Royce de 1952, deixou o Palácio do Planalto no início da noite desta sexta-feira (29/10) para uma manutenção. De acordo com a equipe de apoio, a revisão, que vai incluir a troca de óleo e do filtro e a limpeza interna do veículo, deve durar 30 dias.

Veja:

Desde 2019, o carro oficial da Presidência fica exposto no piso térreo do Planalto, junto às outras exposições. O veículo já é considerado “carro velho” em exposições de colecionadores em Brasília.

No governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o automóvel era exposto no primeiro domingo de cada mês, quando ocorria a troca da bandeira do Brasil. Porém, pela grande procura dos turistas pelos carros, a ex-chefe do Executivo Federal permitiu que ele ficasse exposto por alguns dias, durante a semana.

Atualmente, além da exposição no Palácio do Planalto, o automóvel é utilizado durante as posses presidenciais, em 1º de janeiro, e no desfile de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. Quando não é exibido, ele fica guardado na garagem privativa da Presidência, junto aos comboios presidenciais e aos carros oficiais dos ministros.

Movido a gasolina e com capacidade para sete pessoas, o famoso carro presidencial tem a histórica placa verde com a escrita “presidente da República”. O veículo pesa 2,5 toneladas e tem um motor de seis cilindros. A placa foi alterada uma vez, durante o governo Dilma. Na ocasião, a frase foi substituída por “presidenta da República”. Desde que foi fabricado, o carro rodou apenas 30 mil quilômetros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?