RO: criança de 4 anos é achada morta em rio após 3 dias desaparecida
A família da criança acionou o Corpo de Bombeiros de Rondônia após naufrágio no Rio Jaru
atualizado
Compartilhar notícia

Uma criança, de 4 anos, foi encontrada morta no Rio Jaru, em Rondônia, na manhã desse domingo (15/3) após três dias desaparecida. A vítima, identificada como Kiara Rodrigues, caiu de uma embarcação durante um passeio com a família, se afogou e sumiu da vista dos parentes.
De acordo com o Corpo de Bombeiro Militar de Rondônia (CBMRO), a família de Kiara acionou o 193 na tarde de quinta-feira (12/3), após o incidente.
Ainda segundo a corporação, a família subiu a bordo de uma embarcação de madeira para realizar um passeio e pescar no Rio Jaru, mas ela naufragou. Kiara caiu no rio, e a família não a localizou.
Os socorristas do CBMRO compareceram de imediato após o chamado e iniciaram as buscas no ponto onde a família disse ter visto Kiara pela última vez. Além da área indicada, os bombeiros fizeram mergulhos livres e varreduras no entorno do rio, mas não a encontraram.
Mergulhadores especializados chegaram para somar à operação e buscas terrestres nas margens do rio também foram feitas, no entanto, sem êxito. A corporação passou a operação de buscas por Kiara para o dia seguinte.
Dias de busca e resgate no domingo
Na sexta (13/3) as operações se intensificaram e outras varreduras subaquáticas foram feitas no curso do rio. Durante o dia, os mergulhadores cobriram um perímetro aproximado de 15 km, mas a vítima não foi localizada até o fim do dia.
“A ocorrência apresentou elevado grau de complexidade operacional em razão das condições do local, caracterizado por trecho encachoeirado, forte correnteza, presença de galhadas submersas e grande profundidade, fatores que dificultaram significativamente os trabalhos de busca”, comunicou o CBMRO.
No sábado (14/3), as buscas prosseguiram com novos mergulhos no ponto indicado pela família, em áreas consideradas críticas, incluindo margens e pontos de possível enrosco, porém, ainda sem um paradeiro da vítima.
No domingo (15/3), por volta das 7h30, populares que auxiliavam nas buscas avistaram o corpo da vítima boiando na margem esquerda do rio, a aproximadamente 700 metros do ponto inicial do acidente. Mergulhadores do CBMRO que estavam no local fizeram o resgate.
O corpo de Kiara foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). A Prefeitura Municipal de Jaru decretou luto oficial de três dias em homenagem a Kiara e se solidarizou com familiares e colegas de classe da criança, que era aluna do Pré I da Escola de Jaru-Uaru.
