metropoles.com

RJ busca sobra de vacina da gripe em outros estados para conter surto

Epidemia de Influenza tem se alastrado para cidades da Região Metropolitana. Leitos em enfermarias são abertos para ampliar atendimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metrópoles
vacinação contra gripe na rocinha rj
1 de 1 vacinação contra gripe na rocinha rj - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Rio de Janeiro – A epidemia de gripe que se alastrou na cidade e pelo estado do Rio de Janeiro obrigou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) a buscar sobras de vacina em outras localidades do Brasil. Como o imunizante fica semanalmente em falta e o surto da Influenza A, subtipo H3N2, só aumenta, a pasta já entrou em contato com outras secretarias para obter as doses.

O governador de SP, João Doria, voltou a oferecer antígenos ao RJ caso fosse solicitado. O governador Cláudio Castro afirmou que conversas com o estado vizinho e outros governantes já estão sendo agilizadas.

“Tem alguns estados com sobras e estamos atrás delas para trazer para cá. Já estamos conversando com o Doria e com todos os demais estados. A nossa secretaria está falando com cada uma para buscar essa ajuda”, afirmou o governador Cláudio Castro, em um café com a imprensa nesta quarta-feira (15/12).

0

Segundo a SES, o número de casos da gripe aumentou nas últimas semanas em municípios da Região Metropolitana. No entanto, até o momento, não há informações sobre espalhamento da doença no interior do estado. 

Questionada pelo Metrópoles, a Secretaria de Estado de Saúde não informou se já acertou a doação de mais doses da vacina da gripe, como aconteceu na última semana, quando São Paulo enviou uma remessa de 400 mil imunizantes por meio do Instituto Butantan. 

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que a vacinação de gripe está acontecendo normalmente. Até o momento, foram imunizadas mais de 2,6 milhões de pessoas em 2021.

Ampliação de leitos

Castro informou que, para ajudar no tratamento da epidemia de Influenza, o plano também passa pela ampliação do número de leitos em enfermarias. A SES aumentou a rede de atendimento nas UPAs da capital fluminense.

“Eu sou fã da vacina e a defendi sempre. Vamos abrir mais leitos de enfermarias para tratar as pessoas, apoiar os municípios, batalhar pelas vacinas e vacinar as pessoas”, disse o governador.

Nesta quarta-feira (15/12), a unidade de Bangu recebeu um caminhão adaptado que funciona com dois consultórios, assim como Campo Grande II ganhou o serviço. A unidade passou a contar com oito médicos no plantão e agora vai funcionar de segunda a domingo, entre 7h e 19h.

Além dos veículos adaptados com consultórios, cinco tendas foram montadas nas UPAs de Marechal Hermes, Penha e Tijuca, na Zona Norte, Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Botafogo, na Zona Sul do Rio. A maioria dos casos atendidos nas UPAs é de pacientes com sintomas leves.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?