Riscos de temporal e baixa umidade colocam 21 estados e DF em alerta

O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Rajadas de vento podem chegar a 100 km por hora. Umidade baixa até 12%

atualizado 28/09/2021 14:54

Mulher bebe agua durante calor no DF brasiliaGustavo Moreno/Especial Metrópoles

Um país de dimensões continentais como o Brasil apresenta em um mesmo dia fenômenos climáticos distintos. Esta terça-feira (28/9) faz parte de uma dessas ocasiões, com seca e chuva em diversas localidades.

O Distrito Federal e 21 estados estão em alerta para o risco de temporais e baixa umidade. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Alguns enfrentarão os dois fenômenos, como cidades de Goiás, Mato Grosso e do Paraná.

As chuvas intensas devem atingir 11 estados: Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Nessas unidades da Federação, o Inmet alerta que as chuvas podem atingir até 100 mm no dia e os ventos intensos devem variar entre 60 km e 100 km por hora. Haverá queda de granizo.

Há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A Defesa Civil pede cautela (veja instruções no fim da reportagem).

Seca

Por outro lado, a seca pede atenção em 14 estados e na capital federal. Bahia, Ceará, Distrito Federal (foto em destaque), Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo enfrentarão uma terça-feira com baixa umidade relativa do ar.

A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e traz prejuízos à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50% e 60%.

Entre os principais problemas para a população, o instituto menciona as complicações alérgicas e respiratórias, sangramento no nariz, ressecamento de pele, irritação dos olhos entre outros.

Instruções para evitar riscos durante temporais:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Instruções para evitar danos causados pela baixa umidade do ar:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Últimas notícias