metropoles.com

Risco de queimadas no Pantanal leva MS a decretar estado de emergência

Segundo o governo, a medida foi baseada na quantidade de focos de calor, alerta do Sistema Nacional de Meteorologia e dados sobre a seca

atualizado

Compartilhar notícia

Mayke Toscano/Secom-MT
Pantanal Queimada no Parque Encontro das Águas
1 de 1 Pantanal Queimada no Parque Encontro das Águas - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A estiagem prolongada e o risco de incêndios florestais levaram o governo de Mato Grosso do Sul a decretar situação de emergência em todo o estado.

As medidas foram publicadas no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (13/7) e valem por 180 dias.

Segundo o governo, a decisão foi baseada na quantidade de focos de calor, alerta do Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) e dados sobre a seca.

Com os decretos, o governo do estado fica autorizado a mobilizar órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, convocar voluntários e fazer campanhas de arrecadação.

Os decretos permitem ainda ao governo, a “dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres”.

Queimada histórica

Em 2020, o Pantanal foi atingido pela maior tragédia de sua história (foto em destaque). Incêndios destruíram cerca de 4 milhões de hectares — cerca de 26% do total.

O alerta de uma nova grande estiagem no Pantanal colocou autoridades públicas em alerta. O Ministério do Agricultura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram o programa Pró-Pantanal na segunda-feira (12/7).

A iniciativa pretende apresentar um conjunto de ações para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro.

Para auxiliar nas estratégias de prevenção, também será lançado o Painel Risco de Incêndio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A ferramenta digital monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndio no Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?