metropoles.com

Rio tem segundo dia de desfiles na Sapucaí com escolas da Série Ouro

Oito escolas de samba encerram o último dia de apresentações do grupo de acesso no Sambódromo do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Luan Durange
Camarote Arpoador retorna com carnaval fora de época na Sapucaí
1 de 1 Camarote Arpoador retorna com carnaval fora de época na Sapucaí - Foto: Luan Durange

Rio de Janeiro — O segundo dia de desfiles do Carnaval 2022 no Sambódromo traz o encerramento da Série Ouro. Nesta quinta (21/4), oito escolas do grupo de acesso da folia carioca passam pela Sapucaí. O grupo especial entra em cena a partir de sexta (22/4).

A Lins Imperial, de Lins, na Zona Norte do Rio, deve iniciar seu desfile às 21h. A escola vai falar sobre o humorista Mussum, que nasceu no mesmo bairro da agremiação.

Entre 21h45 e 21h55, a segunda a pisar na Marquês de Sapucaí é a Inocentes de Belford Roxo. O grupo da Baixada Fluminense vai falar sobre a Noite dos Tambores Silenciosos, uma festa tradicional do Carnaval pernambucano que celebra a ancestralidade negra.

Por volta de 22h30 e 22h50, uma das escolas vistas como berço do samba no Rio entra em cena. A Estácio de Sá levará um enredo já conhecido e falará sobre o Flamengo. A agremiação vizinha do Sambódromo fará uma releitura do enredo do Carnaval de 95, ano em que o rubro-negro comemorou seu centenário.

A Acadêmicos de Santa Cruz deve surgir entre 0h e 0h40. A tradicional escola da Zona Oeste contará a trajetória do ator e diretor Milton Gonçalves. Ele será o rei do grupo.

Depois de 0h, a Unidos de Padre Miguel pisa na Marquês de Sapucaí. Da Zona Oeste do Rio, fala sobre Irôko, o orixá do tempo, do conhecimento e da ancestralidade.

A Acadêmicos de Vigário Geral é a sexta da lista. A agremiação da Zona Norte abordará a Pequena África, região que foi porta de entrada para escravos na cidade do Rio.

Entre 1h30 e 2h30, a Império da Tijuca surge na Marquês de Sapucaí. O grupo do Morro da Formiga vai homenagear a escola de samba Quilombo, criada por Candeia e baluartes do samba, como um símbolo de resistência no Carnaval.

A Império Serrano encerra a Série Ouro. A escola da Serrinha deve entrar entre 2h15 e 2h25. O enredo irá homenagear Manoel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá, um capoeirista baiano que entrou para a história do Brasil.

Transportes

Para os quatro dias de desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial, a cidade contará com esquemas especiais de transporte.

O MetrôRio funcionará 24 horas entre esta quarta-feira (20/4) e domingo (24/4). Segundo a concessionária, as estações Central e Praça Onze funcionarão até meia-noite de domingo, e as demais até 23h.

Já os trens da SuperVia irão funcionar de acordo com a grade horária normal, mas terão um reforço nos ramais de Santa Cruz, Japeri e Saracuruna nos dias dos desfiles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?