metropoles.com

Rio: pet shops e clínicas deverão denunciar casos de maus-tratos

Prefeitura do Rio de Janeiro sancionou lei que obriga as clínicas veterinárias a informar casos de maus-tratos aos animais à polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Filhote de Dachshund preto com coleira azul - Metrópoles
1 de 1 Filhote de Dachshund preto com coleira azul - Metrópoles - Foto: Pixabay

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sancionou uma lei que obriga os pet shops, clínicas e hospitais veterinários a informarem à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente indícios de maus-tratos aos animais. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (21/11) no Diário Oficial.

A lei foi aprovada em outubro na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, de autoria dos vereadores Dr. Gilberto (Podemos), Marcelo Arar (PTB) e Cesar Maia (PSDB).

Com a sanção, os estabelecimentos deverão realizar uma comunicação por meio de ofício (denúncia por escrito) ou de forma digital com o nome, endereço e contato do tutor do animal presente no momento do atendimento, e relatório do atendimento prestado.

Além disso, as instituição deverão informar às autoridades a raça ou características físicas do pet com a descrição de sua situação de saúde e os respectivos procedimentos adotados.

Os estabelecimentos que não realizarem a comunicação poderão ser multados ou até mesmo sofrer embargo de funcionamento, como previsto em lei.

Em casos mais sérios, os estabelecimentos devem acionar a delegacia mais próxima. O crime de maus-tratos a animais é previsto em lei e a pena pode variar de 2 a 5 anos, com multa.

A população também pode denunciar casos de maus-tratos aos animais por meio do Disque Denúncia (2253-1177) e o Disque Ambiental (2582-7240).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?