metropoles.com

Rio manterá Janssen como dose única e faz Dia D de vacinação no sábado

População do Rio que foi imunizada com a vacina da Janssen receberá a dose de reforço a partir da primeira semana de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metropoles
Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, aplica vacina em um adolescente. O médico é um homem branco, de jaleco branco, com óculos e máscara branca. O jovem é negro, com um casaco preto e de máscara azul
1 de 1 Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, aplica vacina em um adolescente. O médico é um homem branco, de jaleco branco, com óculos e máscara branca. O jovem é negro, com um casaco preto e de máscara azul - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro vai manter a vacina da Janssen como dose única. Na manhã desta sexta-feira (19/11), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou que as 170 mil pessoas que receberam doses do imunizante terão seu esquema mantido como dose única.

No entanto, a partir da primeira semana de dezembro, os cariocas vacinados com a Janssen receberão uma segunda dose do imunizante, que será classificada como reforço.

“Vamos manter o que já estava definido e como é feito em diversos países. Até que haja entendimento entre o Ministério da Saúde e a Anvisa, a Janssen continua como dose única a no Rio e a segunda aplicação será anotada como reforço”, explica o secretário.

0

Neste sábado (20/11), a secretaria promove um Dia D da segunda dose da vacinação contra a Covid-19. A data será marcada por um evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, que contará com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O evento dará início a Mega Vacinação em todo o Brasil e será transmitido simultaneamente para outras capitais. A mobilização nacional tem como objetivo reforçar a importância de toda a população acima de 18 anos completar o ciclo vacinal.

“Haverá uma antecipação geral da aplicação da D2 para todo o público, respeitando-se o intervalo entre as doses. Esperamos que as 380 mil pessoas que podem receber a segunda aplicação vá ao posto de saúde e complete o esquema de imunização “, diz Soranz.

Dose de reforço até julho de 2022

Segundo o secretário de Saúde, toda a população adulta da cidade do Rio deverá receber a dose de reforço até julho do ano que vem.

“Até lá, é preciso manter a vigilância, é preciso que todos que não se vacinaram se vacinem e a gente mantenha o cenário epidemiológico da cidade. Hoje, a cada 100 testes, apenas 3 dão positivo. E, nessa condição, estamos trabalhando para genotipar esses casos, com a coleta de material assim que ocorre a notificação do caso”, conta.

Nesta sexta-feira, as unidades hospitalares da rede SUS na capital têm 39 pessoas internadas com a Covid-19, menos de 1% do total de pacientes hospitalizados. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?