metropoles.com

Rio Guaíba atinge 3,26 metros em Porto Alegre, maior nível desde 1941

O nível da água do Rio Guaíba chegou a 3,26 metros às 16h15 desta segunda-feira. Chuvas deixaram 63 feridos e mais de 2 mil desabrigados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/X
Lago Guaíba transbordando, no Rio Grande do Sul
1 de 1 Lago Guaíba transbordando, no Rio Grande do Sul - Foto: Reprodução/X

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul elevaram o nível do Rio Guaíba ao maior patamar desde 1941, quando uma enchente histórica tomou a capital Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, o nível da água chegou a 3,26 metros às 16h15 desta segunda-feira (20/11). O pico durante a enchente histórica foi de 4,75 metros.

O aumento do nível do lago é decorrente da água de outros rios que transbordaram após as fortes chuvas que atingiram o estado. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, determinou o fechamento das comportas do sistema de proteção contra enchentes. De acordo com ele, a medida ocorre devido ao “alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba”.

A Prefeitura de Porto Alegre e a Defesa Civil monitoram a elevação das águas e prestam apoio à população ribeirinha afetada pela cheia. Na noite de domingo (19/11), um ginásio foi disponibilizado para o acolhimento das famílias.

Chuvas no Sul

As chuvas do fim de semana no Sul do país deixaram rastro de destruição e morte, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em cada um desses estados, quatro pessoas perderam a vida. Além disso, mais de 8 mil pessoas estão desabrigadas nessas duas unidades da Federação.

No Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil, 138 municípios reportaram danos e ocorrências, com 63 pessoas feridas e 2.653 desabrigadas. Ainda 7.527 tiveram de ser desalojadas para evitar outros desastres.

No total, mais de 194 mil habitantes foram afetados por chuvas, vendavais, enxurradas, inundações e soterramentos. As mortes envolveram uma mulher em Giruá, duas em Gramado e um homem em Vila Flores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?