CNBB elege o “moderado” dom Walmor Oliveira para presidente

O arcebispo de Belo Horizonte exercerá a função até 2022 e substitui o cardeal dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília

Reprodução/ Arquivo Arquidiocese de BHReprodução/ Arquivo Arquidiocese de BH

atualizado 06/05/2019 21:22

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu como presidente da instituição o arcebispo de Belo Horizonte (BH), dom Walmor Oliveira de Azevedo. A escolha foi anunciada nesta segunda-feira (06/05/2019), durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida, interior de São Paulo.

Dom Walmor, visto como “moderado politicamente aberto a debates” dentro da CNBB, exercerá a função até 2022 e substitui o cardeal dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília.

Como vice-presidente, foi eleito dom Jaime Spengler, de Porto Alegre, também visto como moderado. A cerimônia de posse acontece na manhã da próxima sexta-feira, também em Aparecida.

Os bispos que participam da votação ainda precisam definir o cargo mais importante para a rotina da instituição, o de secretário-geral. A escolha está prevista para esta terça-feira (07/05/2019). A eleição é feita de forma secreta e neste ano 301 bispos votarão.

Clima tenso
O escolhido para presidente, dom Walmor, reconheceu o clima tenso dentro da igreja. “Temos um longo caminho a percorrer de diálogos no interno da igreja e da igreja com os segmentos da sociedade”, disse ele prometendo uma gestão de “fidelidade aos valores do Evangelho”.

Últimas notícias