metropoles.com

Relator: PEC das Drogas será apreciada na CCJ do Senado na próxima 4ª

Definição de pauta do colegiado é de atribuição do presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP)

atualizado

Compartilhar notícia

Jefferson Rudy/Agência Senado
imagem colorida mostra senador efraim filho - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador efraim filho - Metrópoles - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) das Drogas no Senado Federal, Efraim Filho (União-PB), afirmou nesta quinta-feira (7/3) que seu parecer deve ser apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima quarta-feira (13/3).

“Houve a deliberação no colégio de líderes e, por consenso, quarta-feira na CCJ o meu parecer sobre a PEC Antidrogas será apreciado. Já há também o compromisso do presidente da CCJ, o senador Davi Alcolumbre, e vamos partir para esse debate”, explicou.

A definição da pauta do colegiado, porém, é de atribuição do presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP). 

“Um debate que interessa a sociedade brasileira, interessa a família brasileira. No Congresso Nacional está essa prerrogativa, a competência pra discutir o tema de descriminalização das drogas. Não acredito eu que seja um tema pra ser decidido pelos tribunais, mas pelo Congresso Nacional”, continuou Efraim.

O senador ressaltou, porém, que não há compromisso do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a matéria seja levada ao plenário no mesmo dia.

Também após a reunião de líderes desta quinta, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), falou a jornalistas. O parlamentar explicou que o governo “não tem uma posição firmada” sobre a proposta. “Cada um terá uma posição. Esse é um tipo de tema que não adianta querer unidade da base. Vai ter partido da base que vai defender uma coisa, e partido que vai defender outra”, explicou.

“Há uma decisão do Supremo que ainda vai ser concluída, se espera, na próxima terça ou quarta. Eu acho que também a questão do compasso que se espera aqui é para a gente saber o que vai sair de lá, para a gente não estar trabalhando em cima de algo que eventualmente nos transforme em realidade”, continuou Jaques.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?