Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Conselho de Ética: relator vota para suspensão de Janones por 3 meses

Deputado Fausto Santos Jr. (União-AM) votou por menos tempo de suspensão do mandato do que a ação da Mesa Diretora da Casa pedia, de 6 meses

15/07/2025 14:10, atualizado 15/07/2025 15:51
Reprodução
Janones

O relator do processo contra André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), votou pela suspensão cautelar do mandato do parlamentar mineiro por três meses. A ação da Mesa Diretora da Casa pedia uma suspensão de seis meses.

No seu parecer, o relator disse que a ação da Mesa é “legítima, necessária e adequada, diante da gravidade da conduta praticada e de seus impactos sobre o regular funcionamento da atividade parlamentar”. Porém, Santos Junior declarou que a suspensão de três meses é “proporcional” à gravidade do caso.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Caso o colegiado aprove a medida, a suspensão do parlamentar será imediata e um processo será instaurado para análise de outras possíveis medidas. Em maio deste ano, uma medida semelhante de iniciativa da Mesa foi aprovada no colegiado e afastou o deputado Gilvan da Federal (PL-ES), também por três meses.

A ação, assinada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e por outros membros da Mesa Diretora, é movida sob a justificativa de “procedimento incompatível com o decoro parlamentar” durante a sessão de quarta-feira (9/7). Na ocasião, o parlamentar se envolveu em um bate-boca com deputados do PL enquanto Nikolas Ferreira (PL-MG) discursava no plenário.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

A Mesa protocolou a representação depois de o corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA), enviar um ofício sobre o caso para a cúpula da Casa. O Partido Liberal (PL) chegou a apresentar, na quinta-feira (10/7), uma representação na Corregedoria por suposta quebra de decoro parlamentar.

De acordo com o texto enviado ao Conselho de Ética, a ação da Mesa foi elaborada “diante da gravidade dos atos comunicados pelo senhor corregedor”. A representação cita que Janones “provocou abertamente” a bancada do PL e “proferiu manifestações gravemente ofensivas” ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que fazia uso da tribuna.

“As falas do Representado excederam o direito constitucional à liberdade de expressão, caracterizando abuso das prerrogativas parlamentares, além de, repise-se, ofenderem a dignidade da Câmara dos Deputados, de seus membros e de outras autoridades públicas”, diz um trecho da ação movida pela Mesa Diretora.

Janones registrou queixa na delegacia

Como mostrou a coluna de Paulo Cappelli no Metrópoles, Janones acionou a polícia para prestar queixa de lesão corporal, injúria e importunação sexual contra dois deputados de oposição.

No boletim registrado, Janones afirma ter sido vítima das agressões no plenário da Câmara, na quarta-feira (9/7), quando gravava um vídeo durante o pronunciamento de Nikolas sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Janones filmou o momento em que foi cercado por um grupo de bolsonaristas durante a fala de Nikolas. “Está ali, defendendo o canalha que agora quer taxar os brasileiros”, dizia Janones.

Então, um grupo de deputados da oposição se aproximou gritando “Não à rachadinha”, em referência às acusações feitas contra o deputado. É nesse momento que Sargento Gonçalves se aproxima pela frente, dá a volta e desfere um chute atrás do joelho de Janones.

A agressão foi registrada mais claramente por outro parlamentar que filmava o conflito. Na gravação de Janones, é possível ouvi-lo questionar Gonçalves: “O que é isso? O que é isso?”, diz.

Em seu depoimento, o deputado do Avante relatou que tentava retornar ao seu lugar “quando foi impedido por cerca de 20 deputados que o cercaram e, especificamente, os deputados federais Evandro Gonçalves da Silva Junior (dep. Sargento Gonçalves PL/RN) e Giovani Cherini (PL-RS) o agrediram fisicamente com socos na altura do abdômen e costas, além de chutes na altura da canela”.

Polícia investiga

Janones disse ainda ter sido empurrado e apalpado em suas partes íntimas, além de agredido com palavras de baixo calão, tais como: “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”, entre outras.

Conselho de Ética: relator vota para suspensão de Janones por 3 meses - destaque galeria
4 imagens
Deputados de oposição impedem Janones de gravar vídeo durante fala de Nikolas
Janones foi cercado por deputados de oposição na Câmara
Conselho de Ética: relator vota para suspensão de Janones por 3 meses - imagem 4
Janones denunciou deputado por chute durante embate no plenário da Câmara
1 de 4

Janones denunciou deputado por chute durante embate no plenário da Câmara

Reprodução
Deputados de oposição impedem Janones de gravar vídeo durante fala de Nikolas
2 de 4

Deputados de oposição impedem Janones de gravar vídeo durante fala de Nikolas

Reprodução
Janones foi cercado por deputados de oposição na Câmara
3 de 4

Janones foi cercado por deputados de oposição na Câmara

Reprodução
Conselho de Ética: relator vota para suspensão de Janones por 3 meses - imagem 4
4 de 4

Reprodução

“O deputado disse ainda que levou vários empurrões desses parlamentares. Os demais agressores ainda não foram identificados. Informa ainda que, durante as agressões físicas, por diversas vezes, vários deputados – sendo identificado como um deles o deputado Evandro (Sargento Gonçalves) – apalparam suas partes íntimas, nádegas e pênis, causando-lhe grande constrangimento e sofrimento emocional”, diz o registro.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que abriu investigação.