Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda

A restituição do primeiro lote foi paga a 3,4 milhões de contribuintes no dia 31 de maio e somou R$ 6 bilhões

atualizado 23/06/2021 9:15

Receita FederalMarcello Casal Jr./Agência Brasil

A Receita Federal libera nesta quarta-feira (23/6), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021.

O lote contemplará contribuintes a partir dos 60 anos, pessoas que possuem alguma deficiência, aqueles que sejam atuantes no magistério, indivíduos não prioritários que tenham entregado a declaração até o dia 21 de março e restituições residuais de anos anteriores.

A restituição do primeiro lote foi paga a 3,4 milhões de contribuintes, no dia 31 de maio, e somou R$ 6 bilhões, a maior quantia já paga até agora, de acordo com a Receita Federal.

Consultas podem ser feitas tanto no site da Receita Federal quanto no aplicativo para usuários de smartphones. Para consultar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, clique aqui.

Veja abaixo as datas previstas para pagamentos dos lotes:

Cronograma dos Lotes de Restituição – Reprodução/Receita Federal

Malha fina

Quem teve problemas com a declaração pode fazer a correção pela internet, antes de receber a notificação da Receita.

A primeira providência deve ser a de obter, no site da Receita, o código de acesso, informando o número do recibo de entrega das duas últimas declarações. Quem tem certificado digital não precisa de código.

Depois, o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC no site da Receita. Para consultar o estágio da declaração, é preciso acessar o extrato do IRPF.  Se apresentar problemas, a declaração estará retida em malha.

Se reconhecer que de fato houve mesmo erro, o contribuinte poderá corrigi-lo com a entrega de declaração retificadora pela internet usando o programa da declaração ou o serviço Retificação on-line.

Caso a declaração retida esteja correta e o contribuinte tenha toda a documentação para provar as informações, a opção é solicitar antecipação da análise da documentação que comprova as informações com pendências.

Últimas notícias