metropoles.com

Randolfe quer que Campos Neto “preste esclarecimentos” ao Senado

Para Randolfe Rodrigues, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deve explicar a manutenção da taxa de juros em 13,75% ao ano

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
líder Governo senador Randolfe Rodrigues - Metrópoles
1 de 1 líder Governo senador Randolfe Rodrigues - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), apresentou ao Senado Federal um requerimento para que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, seja convocado a “prestar esclarecimentos” junto à Comissão de Assuntos Econômicos da Casa Alta.

A informação foi divulgada pelo senador nas redes sociais. “Não podemos mais ficar parados vendo esses juros frearem o desenvolvimento do país”, declarou Randolfe.

A mobilização de Randolfe ocorre dias após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa de juros em 13,75% ao ano. Alvo de uma série de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de integrantes do governo, inclusive durante viagem do petista à Itália esta semana, Campos Neto tem mandato até 2024 na Presidência do BC.

0

Decisão irracional

Em coletiva de imprensa na Itália na quinta-feira (22), Lula comentou a decisão, e chamou a medida de “irracional”. O mandatário também acusou Campos Neto de jogar “contra os interesses da economia brasileira”.

O petista declarou ainda estar em contato com o Senado para que os legisladores cobrem de Campos Neto que ele cumpra a lei que determina o cargo na autoridade monterária do país.

“Tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de empregos. Ele tem que ser cobrado. Quando o presidente indica o presidente do BC, quem era cobrado, o presidente. Sinceramente, eu acho que esse cidadão está jogando contra os interesses da economia brasileira”, declarou Lula.

Nessa quarta-feira (21/6), o Copom decidiu manter a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, em 13,75%. O índice foi fixado nesse patamar pela primeira vez em junho de 2022. Desde então, manteve-se em sete decisões do Copom – a oitava, ocorreu na quarta.

O ciclo de aperto monetário executado pelo órgão do BC começou em março de 2021, quando a taxa passou de 2% para 2,75% ao ano. Ou seja, ele já dura dois anos e três meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?