Queiroga sobre máscaras: "Não adianta só multar uma pessoa específica"
Declaração foi dada durante a participação de Queiroga no evento Expert XP, da empresa XP Investimentos, nesta quinta-feira (25/8)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou, nesta quarta-feira (25/8), a aplicação de multa por não uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19.
Apesar de ser contra a obrigação ao uso do acessório, Queiroga disse que a recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas sigam utilizando as máscaras até que o estudo encomendado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o assunto seja publicado.
“A recomendação do MS tem sido essa [de seguir utilizando máscaras], e nós queremos conscientizar as pessoas, não queremos ficar multando as pessoas, não queremos criar imposições. Não adianta só ficar multando uma pessoa específica”, afirmou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA afirmação foi dada durante a participação de Queiroga no evento Expert XP, da empresa XP Investimentos. Esta não é a primeira vez que o ministro se posiciona contrário à obrigação do acessório.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesNa última semana, em entrevista ao canal Terça Livre, o cardiologista disse não concordar com a imposição ao uso do acessório.
Durante a participação do evento nesta quarta-feira, Queiroga também alfinetou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sobre o uso de máscaras.
“Não adianta só ficar falando na televisão e depois fazer o contrário nos hotéis da cidades, a gente tem que ficar fazendo uma conduta baseada na isonomia e na equidade, e no respeito aos cidadãos”, disse o ministro.
A fala de Queiroga faz referência às críticas que o governador João Doria recebeu em junho deste ano, após ser flagrado tomando sol em um hotel no Rio de Janeiro, sem máscara.
A imagem, que mostra o tucano deitado em uma espreguiçadeira, viralizou nas redes sociais. Em nota, o governo de São Paulo afirmou que “o governador João Doria estava neste domingo no hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, em momento de descanso com a esposa e não promoveu nenhum tipo de aglomeração”.
Pedido de Bolsonaro
Na última segunda-feira (23/8), o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que conversaria com o ministro Marcelo Queiroga, sobre o fim do uso obrigatório de máscaras.
Em declaração ao Metrópoles, o ministro ressaltou, na noite desta terça-feira (24/8), que a medida “depende do momento epidemiológico que estivermos vivendo”.
Queiroga disse que ainda não teve oportunidade de falar com Bolsonaro sobre o assunto, mas adiantou: “Desde que tenhamos uma tranquilidade, é possível liberar o uso de máscara em ambientes abertos. Mas vou tratar isso com o presidente Bolsonaro”.







