metropoles.com

Queiroga diz que Chapecó é exemplo de autonomia médica

No município catarinense, ministro da Saúde elogiou gestão da pandemia e defendeu autonomia dos médicos para uso de tratamento precoce

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Marcelo Queiroga visita Chapecó (SC)
1 de 1 Marcelo Queiroga visita Chapecó (SC) - Foto: Reprodução

Em visita à Chapecó (SC) na manhã desta quarta-feira (7/4), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o município é o “exemplo de que é possível conciliar a autonomia do médico com a recuperação de pacientes”.

O comentário de Queiroga faz referência ao uso do chamado “tratamento precoce”, em que se utiliza medicamentos sem comprovação científica de eficácia contra a doença provocada pelo novo coronavírus. Queiroga elogiou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), no enfrentamento à pandemia.

“O presidente recomendou: toda inovação que chegar, Queiroga, manda investigar, manda avaliar. Se funcionar, vamos colocar à disposição da nossa população, deixando de gerar calor desnecessário. Não queremos calor, queremos luz. Aqui em Chapecó, no estado de Santa Catarina, nós pudemos ter o exemplo de que é possível conciliar a autonomia do médico com a recuperação dos nossos pacientes”, disse o ministro.

João Rodrigues é conhecido por defender que médicos tenham liberdade e autonomia para receitarem o “tratamento precoce” aos pacientes. Na segunda-feira (5/4), Jair Bolsonaro elogiou, nas redes sociais, a atuação do prefeito durante a pandemia. “Ouçam o prefeito de Chapecó”, escreveu o presidente ao compartilhar um vídeo de Rodrigues.

Nas imagens, o prefeito afirma que a cidade passou, em 60 dias, “dos piores resultados do Brasil aos melhores números”. Rodrigues citou que o número de internações diárias chegou próximo de zero.

“Como chegamos a tudo isso? Basta ter foco, fé e coragem. Aqui em Chapecó, adotamos todos os protocolos. O protocolo do tratamento precoce também foi adotado. Atenção, prefeitos e governadores, não tenham medo. Permitam que os médicos que tenham vontade de fazer o tratamento precoce o façam”.

No entanto, o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, no dia 6, mostra que ao menos 187 pessoas estão internadas. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas e privadas da região, há 121 pacientes. Desde o início da pandemia, 541 pessoas morreram de Covid-19 em Chapecó.

0
Viagem ao Sul

O ministro Marcelo Queiroga faz parte da comitiva que acompanha o presidente Jair Bolsonaro em uma viagem ao Sul do país. Além da visita à Chapecó, as autoridades devem ir até Foz do Iguaçu (PR).

Ao chegar a Chapecó, a comitiva participou de um evento com a João Rodrigues e com Daniela Reinehr, governadora de Santa Catarina. No evento, Queiroga insistiu na ideia de dar autonomia aos profissionais da saúde para que utilizem o tratamento precoce contra  Covid-19.

“O presidente Bolsonaro, 15 dias atrás, me convidou pra exercer essa honrosa missão de comandar o Ministério da Saúde. E ele trouxe um médico assistencial do estado da Paraíba, e me deu uma determinação: unir a classe médica com um único objetivo, salvar a vida do povo brasileiro”, disse Queiroga.

“Isso os médicos e os profissionais da saúde, sobretudo os médicos, já fazem com muita propriedade e baseado em princípios bioéticos, com beneficência e autonomia. O presidente me deu autonomia para, no ministério, constituir uma equipe técnica com o objetivo de implementar políticas públicas”, continuou o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?